Quais as chances do filho de imigrantes ganeses, de família simples, se tornar um dos maiores estilistas da atualidade? Pois é, foi nesse cenário improvável que Virgil Abloh prosperou. Segundo negro na história em frente de uma casa de luxo francesa, como diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, ele ajudou a abrir espaço para diversidade no mundo da moda e mudou todas as perspectivas.
No último sábado, 28 de novembro, Abloh faleceu em decorrência de um tipo raro de câncer que tratava de forma privada, pegando a indústria fashion de surpresa com o anúncio da sua morte precoce, aos 41 anos. Além disso, ele deixa a esposa Shannon e os filhos, Lowe e Gray Abloh.
Mas Abloh não iniciou sua carreira na moda. Nascido em Rockfor, o norte-americano, filho de imigrante, possui formação engenharia e arquitetura. O ponto de virada foi um estágio na Fendi, em 2009, quando teve Kanye West como colega. De lá, saiu empregado como diretor criativo do músico. Foi assim que deu seus primeiros passos em direção ao mundo fashion.
STREETSTYLE MARCANTE
Primeiramente, a principal característica das criações de Abloh foram as peças inspiradas no streetstyle, em recriações disruptivas de designs tradicionais. Esse aspecto diferenciado do seu trabalho levou à fundação da Off-White, label que mistura tais atributos com materiais de alta qualidade. Provavelmente, o crédito para a mistura da cultura da rua com o luxo é de Virgil Abloh. Portanto, confira algumas das suas criações icônicas:
A OFF-WHITE
A label foi fundada em 2012, inicialmente sob o nome de Pyrex Vision. No ano seguinte, Abloh rebatizou a empresa e a descreveu como a área cinza entre o preto e o branco. Assim, a marca já esteve presente em desfiles na Paris Fashion Week e possui lojas nas principais capitais da moda, como Tóquio, Milão, Londres e Nova York.
Peças gráficas, com rasgos e modelagens casuais ficaram fizeram enorme sucesso na Off-White. O moletom Caravaggio, de 2015, rapidamente caiu no gosto das celebridades, por exemplo. Outra criação marcante da marca foi o cinto “canteiro de obras”, de 2016, que foi sucesso entre os fashionistas. Aliás, ficou na história da grife a colaboração com diversas empresas, como a Nike e a Jimmy Choo, e artistas.
NA LOUIS VUITTON
Abloh trouxe o streetwear para a alta moda da Louis Vuitton, sem deixar a essência da grife de lado, o estilista criou visuais mais casuais e contemporâneos que mudaram a forma das pessoas olharem para o streetstyle. Tal atitude mudou totalmente os parâmetros do mundo fashion. Por isso, ele marcou seu nome na história.
A recriação da bolsa Keepall foi um dos aspectos que chamou a atenção durante a direção do estilista. Logo no seu desfile de estreia, em 2018.
HOMENAGEM
A Louis Vuitton já anunciou uma homenagem para o estilista, no que será sua última coleção de moda. Assim, veja parte do comunicado da grife:
“Lembrando com amor de Virgil Abloh, a Louis Vuitton presta homenagem à vida e ao legado de um gênio criativo com uma apresentação de sua coleção Primavera-Verão 2022″
— Michael Burke, Chairman and CEO, via Instagram da Louis Vuitton
Por fim, o desfile da coleção de Primavera/Verão acontece em Miami, no próximo dia 30 de novembro.