Crédito das fotos: Pinterest
Icônico, o vestido de cintura baixa fez grande sucesso na década de 20. A peça ganhou destaque durante a Era do Jazz e foi a estrela do movimento das flappers, surgido nos EUA, e protagonizado por jovens mulheres que desafiavam os padrões sociais, culturais e de comportamento da época.
A peça foi mesmo uma grande tendência da moda nos anos 20, mas nunca deixou de acompanhar as mudanças do tempo e de marcar presença no closet da mulher contemporânea.
Até hoje, o vestido de cintura baixa é visto como sinônimo de elegância e como símbolo de liberdade, pela própria história que carrega, refletindo as mudanças sociais ocorridas especialmente no período pós-Primeira Guerra Mundial.
Por que ele foi tão popular nos anos 20?
Com a cintura deslocada para a altura dos quadris, o vestido representou mais do que uma simples peça do vestuário feminino è época, mas um símbolo de rebeldia e libertação das mulheres.
Ao se distanciar dos espartilhos apertados e dos padrões femininos conservadores, as mulheres passaram a adotar estilos mais fluidos e descontraídos. E o vestido de cintura baixa veio para simbolizar mais do que nunca essa mudança.
Depois de todo o sucesso, o vestido de cintura baixa fez aparições em diferentes momentos da história da moda.
Hoje, é visto como uma peça versátil que pode ser encontrada tanto em modelos mais elegantes e sofisticados quanto em opções mais casuais.
Dicas para usar o vestido de cintura baixa
Equilíbrio nas Proporções: é comum o vestido de cintura baixa encurtar as pernas. Por isso, aposte em sapatos que alonguem a silhueta, como sandálias de salto e sapatos nude. Eles são uma ótima pedida para aproveitar o truque ao máximo!
Tecidos Fluidos ou Estruturados? Tanto faz!: vai depender da proposta do seu look. Para um look mais casual, prefira tecidos leves, como seda ou viscose. Para ocasiões mais formais, tecidos como o crepe e o tafetá funcionam muito bem.
Aposte em Acessórios Minimalistas: como o estilo de cintura baixa já chama bastante a atenção por sair do convencional, procure ser discreta nos acessórios. Colares delicados e brincos pequenos são a melhor escolha, complementando o visual sem sobrecarregá-lo demais.
Marcação da Cintura: um ótimo truque de moda para não perder a forma com a proposta de cintura baixa do vestido, é adicionar um cinto fino logo acima da linha do quadril. Assim, você cria uma leve definição da cintura, sem comprometer o estilo.
Ideal para Mulheres mais Altas: sim! É verdade! Mulheres mais altas vestem melhor o vestido de cintura baixa, porque ele favorece esse tipo de silhueta. Para mulheres mais baixas, a dica é escolher modelos com menos volume e um pouco mais ajustados.
Aposta certeira!
O vestido de cintura baixa transcende as tendências da moda, pois a peça combina história, estilo e versatilidade. Ele carrega um charme retrô atemporal que fica lindo em qualquer ocasião.
Use e abuse sem medo de errar!