O casaco, que hoje é um item de desejo por sua beleza e versatilidade, passou por várias gerações e se sustenta como uma das peças favoritas para se ter no closet.
Podendo ser usado sozinho ou como complemento dos looks, ele é a aposta de muitos para todas as estações do ano. Mas, séculos atrás, o trench coat tinha um propósito que ia muito além de ser apenas uma vestimenta deslumbrante. Leia a matéria para saber mais sobre a história deste ícone atemporal.
O sobretudo foi criado no século XIX com propósitos militares e, inicialmente, ganhou uma versão primária idealizada por Charles Macintosh. Esta versão levava o nome de “casaco Mac”. A característica principal da peça era sua impermeabilidade, e ela apareceu pela primeira vez na Inglaterra em 1823.
A partir disso, com o passar do tempo, surgiu a necessidade de produzir vestimentas apropriadas para combates. Foi então que a empresa britânica Aquascutum desenvolveu capas de lã à prova d’água para os soldados que lutaram na Guerra da Crimeia. Mas a versão estilizada do casaco, como a conhecemos hoje, teve sua origem em 1856, por Thomas Burberry.
Anteriormente batizada de Burberry’s, a marca se tornou referência quando seu precursor criou um tecido feito a partir de fios individualmente impermeabilizados, chamado gabardine. Em 1895, a trama foi utilizada para criar o tielocken, uma versão anterior do trench coat original. Foi com essa variante que os militares britânicos lutaram na Segunda Guerra dos Bôeres, na África do Sul.
O SURGIMENTO DO NOME TRENCH COAT
Com o início da Primeira Guerra Mundial, o Ministério da Guerra inglês adquiriu milhares de casacos Burberry’s. Thomas quis popularizar e simplificar os tielockens, que até então eram usados apenas pela elite militar. Com o intuito de tornar a confecção mais rápida e barata, ele deu um novo design ao produto.
Assim nasceu o trench coat. O nome ganhou destaque em 1916, quando a loja passou a anunciá-los como “trench-warms” (aquecedores de trincheiras), já que os guerrilheiros passavam grande parte dos conflitos dentro de trincheiras. Após a vitória na guerra, o elemento passou a ser um símbolo de coragem e patriotismo.
O CASACO CONQUISTA AS MULHERES E O CINEMA
No início, usado principalmente por homens, o trench coat acabou por conquistar as mulheres nos anos 20. Adotado por celebridades do cinema, despertou uma nova tendência nos figurinos. Jean Harlow, Marlene Dietrich, Bette Davis e Audrey Hepburn foram algumas das atrizes que democratizaram o item nas telas. A primeira-dama dos Estados Unidos nos anos 60, Jacqueline Kennedy, também aderiu à moda.
O TRENCH COAT E A MODERNIDADE
No desfile de primavera da Burberry, em 2016, Christopher Bailey renovou a peça, concretizando-a como jovial e moderna.
Desde então, o casaco ganha novos modelos e é exibido nas passarelas de desfiles de grandes marcas, em uma variedade de cores e materiais. Confira algumas delas:
E você, também é fã do casaco, assim como nós?
Fotos: Vogue