Imagens Trench Coat: Reprodução / Getty Images / Gorunway / Pinterest
Poucas peças de roupas resistem ao tempo e se mantém atualizadas como o trench coat. Perfeito para dias de chuva do outono ao verão, é peça must have de qualquer guarda-roupa. Durante mais de 150 anos, desde a sua criação revolucionária, faz história e, ao longo de sua existência, já teve até mesmo finalidade militar antes de ganhar de vez o coração da moda e ser peça recorrente tanto nas passarelas, como no street style.
Quer conhecer um pouco mais sobre a história desse icônico casaco? Confira abaixo o que pesquisamos para você!
CRIAÇÃO
O primeiro casaco do gênero foi criado por volta de 1823, quando uma peça de tecido emborrachado e impermeável, para proteger da chuva, surgiu nos registros. Ele era usado por civis, inclusive por mulheres, crianças e militares. Seu nome popular era Mac, em alusão ao criador Charles Macintosh. No entanto, a peça não era feita de um tecido respirável e frequentemente ficava com mau cheiro. Além disso, poderia derreter no calor.
JOHN EMARY
Cerca de 30 anos depois, John Emary desenvolveu um tecido impermeável que era mais respirável, a empresa que fabricava o casaco se chamava Aquascutum. O objetivo era vestir os nobres com roupas que não molhassem ou ficassem sujas. Esses casacos também foram usados na Guerra da Crimeia.
THOMAS BURBERRY
O fundador da famosa grife Burberry, conhecida pelos incríveis trench coats, também marcou seu nome na história da peça. Em 1879, 23 anos após a fundação da empresa, ele inventou a gabardina. O tecido, de sarja impermeável, era respirável.
Em 1901, o casaco foi direcionado para uso militar, e foi eleito como a nova capa de chuva do Exército Britânico. A peça foi patenteada em 1912, com a nomenclatura Tielocken e, apesar de ter sido destinada aos militares, era popular entre a nobreza, os esportistas, os exploradores e os aviadores, sendo vendida ao custo de 3 ou 4 libras.
USO MILITAR
Na Primeira Guerra Mundial, os soldados do Exército Britânico usaram os sobretudos impermeáveis fornecidos pela Burberry. E foram eles, na época, que deram o conhecido nome de “trench coat” para as peças. Já na Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e a União Soviética adotaram um modelo mais curto, que não atrapalhasse os movimentos dos soldados.
Até mesmo as cores mais clássicas, bege e cáqui, tinham a finalidade de camuflar e proteger os militares. Até hoje, são consideradas as tonalidades mais utilizadas para a fabricação do casaco.
Toda a modelagem e a constituição da peça tinham a finalidade de auxiliar soldados em combate. Os bolsos grandes, por exemplo, eram utilizados para guardar equipamentos militares, enquanto os botões localizados na gola do pescoço tinham a finalidade de potencializar a eficiência das máscaras de gás. Eles ajudavam a firmar o equipamento.
PÓS-GUERRA
A peça ganhou notoriedade e popularidade no guarda-roupa masculino após os conflitos da Primeira Guerra Mundial, tornando-se um símbolo de estilo. Na época, os principais fornecedores do casaco eram a Burberry e Aquascutum.
HOLLYWOOD
Nas telas do cinema, o item virou queridinho dos figurinistas, aparecendo inicialmente nos figurinos masculinos. Porém, nos anos 1940, já era possível ver as icônicas atrizes Marlene Dietrich e Audrey Hepburn vestindo trench coats em filmes.
TRENCH COAT ATUAL
Nos anos 1990, a Burberry resolveu atualizar o trench coat, disponibilizando variações do modelo original. Entretanto, as cores clássicas cáqui, bege e preto continuam em alta como peças de estilo e sofisticação. A silhueta do casaco mantém muitos elementos utilitários, como lapelas largas, bolsos grandes e cintos.
No entanto, não é somente a Burberry que produz modelos de trench coat, muitas outras grifes mantêm em suas coleções a peça icônica.
REPAGINADO POR OUTRAS GRIFES
Ao longo dos anos, diversas marcas adotaram a modelagem do clássico casaco. O modelo foi repaginado, seja no tamanho, no styling, nas cores e até mesmo nas estampas, se tornando um verdadeiro must have de qualquer estação. principalmente no quesito elegância e versatilidade.
Michael Kors Celine
Tory Burch Versace
Brandon Maxwell Michael Kors
Givenchy Bottega Veneta