Texto e imagens de Trancoso por Fernanda Maisonnave
Você consegue imaginar uma mistura de Mikonos com St Barth, porém com sotaque baiano?
Explico: adoro Mikonos de antigamente, quando não existiam os beach clubs, e era possível pegar carona em um barquinho de pescador para ir até Paradise e lá ver o pôr do sol no porto, tomado vinho branco e comendo pistaches. Uma vila pacata, mas com muita gente bonita e alto astral, assim como St Barth, com aquele ar de ilha da fantasia, com pessoas elegantes, charmosas e que chamam a atenção falando francês.
QUADRADO
Em primeiro lugar, o ponto alto e mágico de Trancoso é o Quadrado: considerado o centro histórico e o coração da cidade, o espaço parece o cenário de um filme, com casinhas coloridas, um gramado no meio e uma pequena igreja que fica de costas para o mar, localizado embaixo da falésia. Ali é possível encontrar restaurantes bacanas, galerias de arte, lojinhas charmosas e até uma farmácia quase igual àquela famosa de Courchevel!
PRAIAS DE TRANCOSO
No entanto, as praias ficam longe do Quadrado. A mais próxima é a Praia dos Coqueiros, que fica bem abaixo do Quadrado e requer uma caminhadinha para que se possa chegar até lá. A que eu indico é a Praia das Tartarugas. A entrada fica dentro do condomínio Terravista, que tem uma vista deslumbrante e um acesso que permite descer para a praia por meio de um funicular. Lá embaixo há uma estrutura supercharmosa e um bom serviço de praia. No final do dia, o almoço pode ser servido em cima da falésia. Ah! É importante lembrar que à tarde o sol logo se esconde atrás da falésia, então o melhor é ir cedo para a praia.
Um passeio interessante é ir até Caraiva, de barco, quando o mar estiver calmo. Caraiva é uma Trancoso pequeninha, tem até um Quadradinho lá!
Almoçar no restaurante Floresta, que fica na mata, também é um programa gostoso e diferente. Vale sair mais cedo da praia e passar o final de tarde lá.
TRANCOSO: UMA FESTA PARA CADA SANTO!
Nas festas de São Sebastião (20 de janeiro), o Quadrado fica todo decorado com bandeirinhas e tem música! Mas é na festa para Iemanjá (2 de fevereiro) e para São Brás (3 de fevereiro) que a cidade se enfeita de azul e branco para homenagear a Rainha do Mar, ou seja, é realizada uma procissão com oferendas e flores… Tudo muito, muito mágico! Por isso, o Quadrado todo se prepara para o evento, que resgata as raízes do vilarejo e reúne as pessoas para se divertirem em uma grande festa!
HOTÉIS E POUSADAS DE TRANCOSO
Trancoso tem hotéis e pousadas para todos os gostos. Portanto, destaco as minhas preferências:
Etnia: o local fica a alguns passos do Quadrado. Essa propriedade tem 7 casas superaconchegantes e muito bem decoradas, distribuídas num jardim maravilhoso.
Uxua: esse hotel fica no Quadrado e é um jardim/labirinto com casas supercharmosas e uma bela piscina construída com quartzo verde. Ele é considerado um dos 50 melhores resort do mundo.
Tutabel: localizada na praia de Itapororoca, ao sul do Quadrado, essa pousada é muito bonita, espaçosa e possui uma praia sem agito.
Estrela d’Água: essa pousada fica na beirinha da praia… Então, sempre agitada e com um clima muito alegre!
RESTAURANTES QUE EU GOSTO EM TRANCOSO
É claro que o foco é a maravilhosa gastronomia baiana, mas há outros tipos de comida que também são deliciosas. Além disso, a bebida imperdível é a caipirinha de caju, uma delícia! Peça sempre que possível!
Maritaca: tem uma pizza ótima!
Jacaré do Brasil: o local tem um ambiente gostoso e música boa.
Capim Santo: é muito bom, além de ser o mais antigo entre os restaurantes mais famosos da cidade.
O Cacau: este restaurante serve uma moqueca inesquecível!
Cantinho Doce: com mesas na rua, este restaurante tem um ambiente agradável e simpático.
PARA CHEGAR A TRANCOSO
Por fim, como começar a viagem. Os voos partem de várias capitais do Brasil com destino a Porto Seguro. A Azul tem voo direto de Porto Alegre aos sábados. Então, depois de pousar, é só pegar a balsa (que já é uma diversão) e passar por Arraial até chegar a esse paraíso!