Você sabia que um dos principais fatores que levou a Inglaterra a adotar a religião anglicana foi o desejo de divórcio de um monarca? A série de época The Tudors (2007-2010), criada por Michael Hirst, e disponível na Amazon Prime Video, conta a envolvente história de Henrique VIII, rei da Inglaterra, e das seis mulheres com quem se relacionou durante seu longo reinado, sendo o primeiro monarca a se divorciar. A produção contém 4 temporadas, cada uma com cerca de 8 a 10 episódios. Assim, confira a seguir alguns detalhes que selecionamos:
TRAMA
Durante o século XVIII, o rei Henrique VIII (Johnathan Rhys Meyers) começa a se distanciar da sua esposa, Catarina de Aragão (Marrye Doyle Kennedy) e se apaixona por Ana Bolena (Natalie Dormer). Portanto, para atingir seu objetivo, ele pede ajuda ao Cardeal Wolsey (Sam Neill) para intervir com a Igreja Católica, começando uma era de disputas religiosas e políticas.
BASEADA EM FATOS REAIS
A dinastia Tudor, fundada em 1485, com origem galesa, que chegou ao poder após a Guerra das Rosas (1455-1487), ficou no poder por pouco mais de 1 século. Ficção e realidade se misturam com criatividade em The Tudors, a série traz fatos e licença dramática para ambientar os anos de reinado de Henrique VIII. Eles começaram em 1509, quando o monarca tinha apenas 19 anos.
Ele casou com Catarina de Aragão, viúva de seu irmão mais velho, Arthur. A união gerou apenas uma herdeira que sobreviveu até a vida adulta, a futura rainha Maria I da Inglaterra. Depois de anos de um casamento relativamente feliz, apesar das perdas gestacionais, ele percebeu que a esposa provavelmente não geraria o tão esperado príncipe para manter os Tudors no poder por mais tempo.
Apaixonado por Ana Bolena, com quem se casou futuramente, ele entrou em embate com a Igreja Católica para obter o divórcio de Catarina. Ironicamente, ele também não conseguiu um herdeiro masculino com a segunda esposa e, sim, uma filha: a rainha Elizabeth I. Ana Bolena foi executada por traição ao rei e ele casou mais quatro vezes. É possível acompanhar toda a trama na série, mas fique atento, pois não há fidelidade histórica com os acontecimentos.
FIGURINO
O figurino da produção não é exatamente fiel ao período histórico, apenas se inspira na época. Por isso, muitos elementos das roupas dos nobres são de épocas e países diferentes, para deixar os visuais com mais apelo para o público e, ainda, compor melhor a personalidade de cada personagem.
Um dos detalhes curiosos é que homens em The Tudors não usam perucas, normais para o período histórico. Além disso, a inspiração para a roupa de Ana Bolena, em uma das primeiras cenas entre ela e Henrique VIII, foram pinturas de Degas e peças da Balenciaga. Outras referências também incluem a banda britânica The Rolling Stones.
A equipe do responsável pelas peças teve como objetivo mostrar os sentimentos dos personagens através das roupas. Aliás, nas primeiras temporadas, três deles ganham um super destaque no elenco: Henrique VIII, Catarina de Aragão e Ana Bolena. Veja um pouco sobre eles na produção:
HENRIQUE VIII
Em entrevistas, a chefe da equipe de figurino, Joan Bergin, revelou que pensou no visual de um rockstar para o rei. Ele era o comandante de uma das maiores nações do mundo, além de ser considerado alto, forte e atlético. Então, roupas em couro e com detalhes militares, que revelam o desejo de Henrique VIII pela guerra, fazem parte dos seus looks.
CATARINA DE ARAGÃO
A primeira esposa de Henrique VIII, a rainha Catarina de Aragão, opta por roupas mais conservadoras para mostrar seu estado de estresse e sua nobreza ao lutar contra a anulação de seu casamento com o rei. Joias refinadas, modelagens femininas fechadas e cores sóbrias compõem seu visual. Também, por sua origem espanhola, ela usa peças que misturam influências de seu país com a moda britânica.
ANA BOLENA
Astuta e inteligente, Ana Bolena imprime confiança e ousadia no seu visual. Mais moderna, ela aposta em decotes, cores mais vibrantes, pele à mostra e muita pedraria. Por fim, ao longo da série, suas roupas vão ficando ainda mais chamativas e transmitem toda sua alegria e poder ao conquistar a coroa de rainha da Inglaterra.