Imagens: Divulgação
A temporada de alta-costura terminou após três dias intensos de apresentações virtuais, nos mais diferentes formatos, entre 6 e 8 de julho. Entretanto, dessa vez as grifes tiveram que utilizar novas técnicas e estratégias para mostrar suas coleções de Outono-Inverno 2021 para o público e algumas se destacaram, pela forma de mídia escolhida ou pelas peças de roupa. Por isso, veja a seguir algumas marcas que consideramos destaques desta temporada inovadora:
IRIS VAN HERPEN
Uma grife baseada em criatividade e tecnologia, a Iris Van Herpen inovou o cenário na moda ao apresentar vestidos com volumes impressionantes feitos através de uma impressora 3D. Desde 2007, a estilista homônima se preocupa em trazer novos métodos para fazer roupas e, em 2011, começou a se apresentar na Semana de Alta-Costura de Paris.
A marca aposta em um único modelo de vestido, em um vídeo curto, chamado Transmotion, que estrela a cantora contemporânea e atriz Clarice Van Houten. Nele, fica o questionamento sobre a realidade, processo de mudança e o desejo do impossível, conceitos baseados na obra da artista norte-americana Ruth Asawa. A peça é feita com tecidos brancos de organza e seda, combinados com camadas que remetem uma flor e um bordado escuro que lembra levemente uma ideia futurista.
RALPH & RUSSO
De origem inglesa, a Ralph & Russo entrou no cenário da moda há 10 anos, criada por dois estilistas: Tamara Ralph e Michael Russo que combina luxo moderno e tradição. Foi a primeira grife da região a ser convidada para fazer parte do Sindicato de Alta-Costura de Paris e, com isso, participar da tão sonhada temporada de haute couture, a partir de 2014.
Na coleção desta temporada, a inspiração veio do mundo natural, viagens, arte e arquitetura, resultando em peças glamourosas, com brilhos e tule. Para o vídeo apresentado nas plataformas digitais, a marca contou com ensaios fotográficos típicos. Mas também, com uma novidade inovadora: a criação de uma musa totalmente virtual, chamada Hauli, que representa poder e força. Portanto, ela é um avatar de programação digital.
RONALD VAN DER KEMP
Por fim, Ronald van der Kemp traz quase 30 looks considerados gender-fluid, ou seja, pensadas para qualquer gênero. As ideias inovadoras do estilista homônimo estão ligadas à ideia de que a sociedade deseja mudanças. Com isso, tem o objetivo de transformar o conceito de uma Maison.
“As roupas devem ser feitas com amor e atenção aos detalhes, e não apressadas de uma maneira fórmula para preencher apenas os espaços em branco.”
— Ronald van der Kemp
Além disso, a grife acredita em uma arte igualmente coletiva e organizada nas plataformas multimídias. Diversos vídeos foram gravados separadamente e postados nas redes sociais para apresentar a coleção. Peças coloridas, desconstruídas e com patchwork dão o tom moderno e coerente para a temporada da marca.