Entramos em contagem regressiva para o evento mais esperado no mundo da moda: a Semana de Alta-Costura de Paris, que acontece no final do mês, entre os dias 25 e 28 de janeiro. Por isso, para você já ficar por dentro de tudo o que vai acontecer, selecionamos os principais insights, confira abaixo!
LINE-UP PROVISÓRIO E FORMATO NÃO DEFINIDO
Primeiramente, na última semana, a Fédération de la Haute Couture et de la Mode, responsável pela organização do evento, divulgou o line-up provisório das grifes esperadas para a temporada e os horários de cada desfile. Mas já é um forte indício de quem participará!
O formato das apresentações ainda não foi definido, mas se sabe que a abertura da Semana de Alta-Costura ficará por conta da Schiaparelli. Aliás, vale lembrar que, em julho do ano passado, o evento foi totalmente digital, mas será que dessa vez esse modelo será mantido? Além disso, os desfiles serão fechados ao público, ou seja, não haverá plateia.
GRANDES NOMES DA INDÚSTRIA E NOVIDADES
A princípio, grifes importantes no cenário internacional da moda estão confirmadas, como Dior, Chanel, Valentino, Giorgio Armani Privé, Maison Margiela, Elie Saab, Viktor & Rolf, Iris van Herpen e Giambattista Valli.
No entanto, Givenchy e Balenciaga não participarão da temporada, e essa última adiou sua volta para a alta-costura para julho de 2021.
Além disso, marcas consideradas novidades no mundo fashion participarão da edição: Julie de Libran, RVDK Ronald van der Kemp e Imane Ayissi, a primeira designer da África Subsaariana a ser convidada para o calendário oficial.
KIM JONES PARA A FENDI
Para ficar de olho! Em outras palavras, o estilista britânico Kim Jones, que assumiu a direção criativa da Fendi em setembro de 2020, estreia a primeira coleção de alta-costura para a grife. A apresentação acontecerá no Palais de Brongniart, prédio que abrigou a bolsa de valores de Paris. Inclusive, Jones é o diretor criativo da linha masculina da Dior.
PROJETO DE JEAN PAUL GAULTIER
Depois de meses aguardando, poderemos conferir o novo projeto da Jean Paul Gaultier, que busca convidar um estilista promissor diferente a cada temporada de alta-costura. Assim, nesta temporada, o trabalho de Chitose Abe, da marca japonesa Sacai, será o destaque. Então, o que a grife está planejando ainda é um mistério.
CALENDÁRIO DA ALTA-COSTURA
Por fim, confira, a seguir, a programação oficial divulgada até o momento:
5 de janeiro, segunda-feira
6h – Schiaparelli
7h – Ulyana Sergeenko
8h – Iris Van Herpen
9h – Georges Hobeika
10h30 – Christian Dior
13h – Azzaro Couture
14h30 – Julie De Libran
15h30 – Giambattista Valli
26 de janeiro, terça-feira
6h e 8h – Chanel
9h – Alexis Mabille
9h30 – Stéphane Rolland
11h30 – Julien Fournié
12h30 – Alexandre Vauthier
14h – RVDK Ronald Van der Kemp
15h – Giorgio Armani Privé
16h – AZ Factory
Horário a confirmar – Valentino
27 de janeiro, quarta-feira
6h – Maison Margiela
7h – Franck Sorbier
9h30 – Elie Saab
10h30 – Fendi Couture
12h – Viktor&Rolf
13h – Zuhair Murad
14h – Charles de Vilmorin
15h – Jean Paul Gaultier
28 de janeiro, quinta-feira
6h – Aganovich
7h – Yuima Nakazato
8h – Christophe Josse
9h – Aelis
10h – Rahul Mishra
11h – Image Ayissi
12h – Sterling Ruby