LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER
Um gesto de solidariedade, uma palavra amiga, um abraço afetuoso e ouvidos para escutar, são esses pequenos gestos que fazem a grande diferença na vida de quem enfrenta a dura batalha contra o câncer e também de quem se dedica a ajudar essas pessoas de forma voluntária.
Nelma Gallo
Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, em Porto Alegre.
Há 6 décadas, mais exatamente 63 anos, o voluntariado da Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul tem se ocupado em prestar todo o apoio necessário a quem convive com a doença. Mas, não apenas isso também tem trabalhado na conscientização e educação da população visando à prevenção do câncer. De acordo com a presidente da entidade, Nelma Wagner Gallo, os princípios que movem a entidade são a solidariedade, o voluntariado, o comprometimento, a qualidade e a credibilidade. “O voluntariado da Liga representa uma adesão comprometida e responsável e sua motivação é objeto de permanente avaliação”, explica a presidente.
O setor promocional da entidade, por sua vez, se ocupa em promover eventos com a finalidade de arrecadar recursos para que a Entidade cumpra com sua finalidade. O Baile da Glamour Girl e o Jantar Anual são as duas maiores promoções sociais da Liga/RS. O Baile Glamour Girl é realizado há 60 anos, tradicionalmente no final de maio, na Associação Leopoldina Juvenil, e reúne sempre grande número de pessoas. A entidade conta, ainda, com a Liga Jovem, formada pelas concorrentes e ex-concorrentes do Glamour Girl. O grupo atua junto às crianças carentes portadoras de câncer do Hospital Santo Antônio. O Ambulatório da Liga/RS, com atendimento diário no andar térreo do Hospital Santa Rita, oferece à população carente a oportunidade de realizar exames gratuitos de prevenção do câncer ginecológico. Mulheres com mais de 40 anos e mulheres com histórico familiar de câncer de mama, são encaminhadas para exame de mamografia ou ecografia, através de parcerias da Liga/RS com o SESC, MAMORAD e SERPAL.
A presidente destaca que a Liga/RS está em constante busca por voluntários, bem como doações, já que não recebe nenhum auxílio do setor público, seja municipal, estadual ou federal, dependendo somente da arrecadação advinda da realização dos seus eventos e eventuais doações.