A seda, um tecido conhecido por ser luxuoso, possui tantos benefícios que, se fossemos citar um por um, desenvolveríamos um mini guia sobre como utilizá-la. Tamanhas são as suas vantagens que ela expandiu da moda para também produtos que cuidam do cabelo, ampliando sua fama da antiguidade até os dias de hoje. Continue lendo a matéria para saber mais sobre este material que agrega muito conforto às vestimentas.
Para começar, é importante saber que a seda é uma fibra de proteína animal feita de forma natural, para não ser confundida com o cetim de poliéster, que possui uma textura similar, mas é uma fibra produzida a partir do petróleo.
A seda pura oferece privilégios, e suas propriedades de isolamento a tornam respirável, mantendo o corpo em uma temperatura ideal, gerando frescor e sendo ótima para utilização em climas mais quentes. Ao toque, ela também é macia, viabilizando ao corpo um conforto distinto, somente presente em tecidos requintados como este.
Algumas celebridades são fãs dos looks em seda e optam por unir a sofisticação à praticidade e ao bem-estar. Confira quem são elas:
A seda se originou na China e é uma das fibras mais antigas conhecidas pela humanidade. Referências históricas datam que, por quase 3 mil anos, os chineses tinham um monopólio global na produção de seda.
Por trás de sua descoberta, há uma lenda que diz que a imperatriz Hsi Ling Shi, esposa do imperador Huang Ti, foi a primeira pessoa a descobrir acidentalmente o tecido após tomar chá sob uma amoreira e um casulo cair no seu copo, se desfazendo e revelando os fios brilhantes do bicho de seda. Prontamente, a soberana desenvolveu a sericultura, o cultivo dos bichos, e inventou o rolo e o tear.
A título de conhecimento, é interessante saber também que existem em torno de 35 tipos de fibra de seda que apresentam a suavidade e beleza lustrosa tão desejada para as produções.
É muito difícil para outros tecidos se igualarem à seda, fazendo dela a rainha dos têxteis. A maioria dos insetos não gosta deste tecido, então bactérias e mofo não se proliferam neste repelente natural. Outra característica é sua durabilidade; quando bem cuidada, pode durar de 15 a 20 anos.
E então, conseguimos te convencer de que a seda é um tecido que vale o investimento? Aproveite que o verão está aí e se inspire para arrasar nos looks em 2024.
Fotos: Vogue