Desde que foi fundada por Albino Saccaro, em 1946, a tradicional indústria de móveis instalada no município de Caxias do Sul (RS) foi comandada por homens, inicialmente pelo seu fundador e posteriormente pelos filhos, entre eles Ivo Saccaro, que permaneceu no comando por mais de 40 anos. Mas em 2021, ano em que comemorou 75 anos de existência, a empresa vanguardista decidiu inovar e nomear uma mulher, Letícia Carra Balen, como a nova gerente executiva da marca.
E não é para menos, a psicóloga que foi contratada para trabalhar na área de liderança de pessoas, mas que tem a inquietude como característica, não se permitiu ficar centrada em apenas uma área da empresa. Começou, então, a atuar junto às franquias, buscando entender as necessidades dos profissionais e os processos da empresa, e a partir disso passou a sugerir ideias para o negócio.
Sua dedicação e seu comprometimento logo foram notados, e assim ela foi trilhando o seu caminho até chegar no comando de uma das mais conceituadas empresas gaúchas de móveis, presente nas cinco regiões do Brasil e reconhecida mundialmente por sua linha de mobiliário de alto padrão com toque artesanal.
Em entrevista para a VLK, Letícia falou sobre a sua trajetória profissional e evidenciou o que considera necessário para atingir os objetivos. “É preciso fechar os olhos e sentir se aquilo faz sentido, seja um projeto ou uma grande decisão, se ela faz sentido e se ela está casada com os seus valores e com os propósitos do negócio, então tem que acreditar, seguir em frente e bancar as decisões. Sonhar pequeno ou sonhar grande ocupa o mesmo espaço, mas sonhar simplesmente por sonhar não basta. Não adianta só dialogar e poetizar, é preciso arquitetar e estruturar a forma de pensar e agir de maneira coerente com os seus valores e princípios, não ficar divagando através do sonho. É preciso efetividade nas ações, constância, seriedade, bons valores para poder chegar aonde se quer chegar. É muito importante o equilíbrio entre o pensamento, a fala e as ações. Não pode haver descompasso entre elas, porque nós somos exemplos, seja para os filhos, seja para os líderes que se inspiram em outros líderes, seja para funcionários”, explica.
Pautada nesse pensamento, a executiva foi construindo a sua carreira profissional. Trabalhou por 15 anos em uma empresa de serviços voltada para a excelência no atendimento, fez diversos cursos de especialização até chegar na Saccaro e se tornar a primeira mulher a ser nomeada para um cargo que há 75 anos era ocupado por homens. Uma grande conquista e a prova de que as mulheres estão cada vez mais conquistando funções de destaque no mercado de trabalho.
Mas o desafio não parou por aí. Junto à nova função veio a pandemia, entretanto, apesar do cenário assustador, os resultados em 2020 e 2021 foram positivos para a Saccaro: a empresa abriu novas franquias, repaginou lojas e reinaugurou uma loja fora do Brasil. Esses resultados, segundo a executiva, se deram pela solidez da marca e pelas decisões muito bem delineadas, além do olhar atento ao mercado e do trabalho alinhado da equipe, que é comprometida, pensa junto e trabalha engajada ao mesmo propósito do negócio. “Não somos sozinhos. Somos formados por outros elementos que nos constituem. Não existe milagre, não existe fórmula mágica. É preciso conectar e trazer as pessoas para a sua importância. A união gera um movimento e, consequentemente, produz bons resultados”, ensina a executiva.