O Rio Grande do Sul tem cerca de 53 mil casos de COVID-19, com 1.397 óbitos confirmados, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na quarta-feira (22). Ainda, o coronavírus está em 451 municípios gaúchos, ou seja, 91% do total do estado. Em relação aos leitos de UTIs oferecidos, 77% estão ocupados. Com 238 vítimas fatais, Porto Alegre é cidade com maior número óbitos e infectados, que somam 6,8 mil pessoas.
Ultimamente, o coronavírus é o assunto mais comentado nos veículos de notícias. Mesmo que isso aconteça, os números continuam subindo no Brasil, que já contabiliza um total de 2.231.871 doentes. No dia 22, o país contabilizou um novo recorde de notificações de casos de contágio em 24h, ou seja, mais de 65.339 diagnósticos em um dia. Existem 53 países lidando com a doença, até dia 19 de julho 14 milhões de casos e 597 mil mortos foram registrados no mundo.
Segundo os especialistas, para evitar superlotação do sistema de saúde e mais restrições de circulação no Rio Grande do Sul, é importante usar a máscara de forma adequada. Sempre cobrindo o nariz e o queixo. Além disso, evitar aglomerações em todos os lugares, inclusive áreas abertas, como parques. Portanto, o ideal é ficar, no mínimo, há dois metros de distância de outras pessoas. Selecionamos algumas dicas práticas para te ajudar neste período e você repassar para os conhecidos o lembrete, confere a seguir:
DICAS RÁPIDAS
- Usando máscara você se protege e protege os outros também!
- Quando encontrar com alguém procure manter distância, pelo menos de dois metros;
- Estar com os amigos é muito bom, mas neste momento o ideal é evitar aglomerações, mesmo em locais abertos;
- Carregue o álcool em gel sempre com você, assim poderá limpar as mão sempre que necessário;
- Para se informar mais, confira nossas outras matérias sobre dicas para este momento: como compartilhar informações e utilização correta de máscara.