O ano está quase acabando, mas ainda dá tempo de relembrar!
Para o mundo fashion, 2023 foi um furacão repleto de tendências e exigiu o reposicionamento estratégico e de divulgação das marcas de luxo. Isso se refletiu nos eventos vigentes, onde as celebridades usaram a moda como parte de seu show e lifestyle cultural, marcando-nos profundamente com acontecimentos inesquecíveis.
Na nossa retrospectiva, você descobre ou relembra os episódios mais relevantes para a indústria da moda neste último ano.
PHARRELL WILLIAMS FAZ SEU PRIMEIRO DESFILE COMO DIRETOR CRIATIVO DE MODA MASCULINA PARA A LOUIS VUITTON
O primeiro desfile de Pharrell Williams para a Louis Vuitton, como diretor criativo, gerou uma expectativa mundial.
Realizado ao ar livre na Pont Neuf em Paris, às margens do rio Sena, contou com a presença de renomados artistas que prestigiaram o cantor e agora estilista, que detém o título de segundo homem negro no mundo a assumir uma casa de luxo.
Encarregado da moda masculina, o vencedor de 13 Grammys iniciou um novo capítulo, caracterizado por agasalhos peludos adornados com pérolas e jaquetas brilhantes em diversas cores e tamanhos, mesclando o estilo urbano ao luxo.
Dentre os principais nomes que não passaram despercebidos estão Zendaya, o casal Beyoncé e Jay Z, Rihanna e A$AP Rocky, a cantora brasileira Anitta, Jared Leto e a estrela de reality show e empresária Kim Kardashian. Confira na galeria:
Rihanna e A$AP Rocky
A RENAISSANCE WORLD TOUR E OS LOOKS DE BEYONCÉ ASSINADOS PELA PatBO
A sexta turnê da cantora Beyoncé teve uma imensa repercussão, levando os fãs à loucura e lotando arenas ao redor do mundo.
Bey não se limitou apenas à musicalidade: seu show foi uma experiência completa, repleta de looks exuberantes de alta costura confeccionados por marcas como Alexander McQueen, Courrèges, Balmain, Loewe, David Koma, entre outros.
Ela percorreu estádios pela Europa e América do Norte, usando a moda como seu principal acessório. O ícone pop atingiu o ápice de seu trabalho com a Renaissance, que reflete seu constante esforço e diferenciação diante dos holofotes.
Mas as novidades não pararam por aí. Mrs. Carter não pôde trazer a turnê para o Brasil, então produziu um filme que apresenta todo o processo de seu espetáculo, com duração de 2 horas e 48 minutos.
Para divulgar e mostrar seu apreço aos fãs, ela pousou na Bahia sem avisos e surpreendeu sua BeyHive (fã-clube da diva) ao exibir um look da marca brasileira PatBO. Beyoncé também já havia usado figurinos de Patricia Bonaldi nos palcos:
A NOVA GUCCI COMANDADA POR SABATO DE SARNO
Com a responsabilidade de substituir Alessandro Michele na Gucci, Sabato de Sarno foi colocado à prova na semana de moda feminina de Milão. Em setembro de 2023, o então novo diretor criativo desejava que as pessoas se apaixonassem novamente pela marca.
Sua coleção feminina teve como estratégia principal impulsionar as vendas e, ao se afastar da estética excêntrica de seu antecessor, Sabato recorreu aos arquivos da maison e trouxe de volta uma Gucci clássica e feminina que, segundo o público, promete dar um “novo rumo” à grife.
A MARCA HOMÔNIMA DE PHOEBE PHILO
Ela retornou e mostrou que, mesmo após quase seis anos afastada, ainda domina a moda!
Talvez todo esse tempo tenha sido dedicado a observar o comportamento das grandes grifes ou tenha servido de inspiração, pois Phoebe honrou seu legado de influência ao apresentar uma coleção de assinatura única, inteligente, elegante e funcional.
Com sua marca carregando seu nome, ela apresentou vestimentas de luxo que vão desde alfaiataria e peças em couro até óculos escuros e joias, abrangendo tudo o que desejamos vestir:
AS CELEBRIDADES HOMENAGEARAM KARL LAGERFELD NO MET GALA 2023
O tema do Met Gala em 2023 foi polêmico: ‘Karl Lagerfeld: A Line of Beauty’.
Com o objetivo de prestar uma homenagem ao ex-diretor criativo da Chanel, a temática atraiu admiradores, mas também não agradou muito aos críticos.
Apesar disso, dezenas de celebridades desfilaram looks no tapete vermelho que remetiam aos gostos pessoais do estilista e à sua visão criativa.
Quem brilhou na noite foi Jared Leto, que cruzou o Met vestido de Choupette, o gato que pertencia e era tão amado pelo designer. Rihanna e A$AP Rocky foram o casal mais estiloso da noite. Gigi Hadid, Lily Collins, Margot Robbie e Dua Lipa se destacaram como as mais bem vestidas do red carpet com seus belíssimos longos.
A ESTREIA DO FILME BARBIE AUMENTOU O INTERESSE PELO BARBIECORE E INSPIROU MUITOS LOOKS
Mesmo que quiséssemos, não conseguiríamos ignorar o fato de que o filme da Barbie entraria para nossa lista.
O longa foi um fenômeno não só de bilheteria, mas também em referência, levando dezenas de pessoas a usarem rosa para assisti-lo nos cinemas.
Margot Robbie fez uma série de aparições no tapete vermelho para divulgar o longa da boneca que se tornou febre dos looks em 2023 e intensificou o interesse pela tendência Barbiecore.
AOS 88 ANOS, MAGGIE SMITH FAZ CAMPANHA PARA A LOEWE
Na plenitude de seus 88 anos, a estrela de Harry Potter, Maggie Smith, trouxe novas perspectivas e esperança para os telespectadores do vasto universo da moda ao estrelar a pré-campanha de Primavera/Verão da Loewe.
A atriz transmitiu uma mensagem que definitivamente quebrou o etarismo tão presente na indústria e foi muito elogiada por participar da nova estratégia de divulgação da marca.
O DESFILE DE VIKTOR & ROLF
Para quem estava assistindo, a Primavera de 2023 foi um tanto quanto incomum. Na cidade de Paris, Viktor & Rolf apresentou um desfile que incluía vestidos de cabeça para baixo. A que custo?
Questionava-se tudo que envolve a profissão criativa. Não é de hoje que as marcas buscam propósito e criticam a influência das mídias e da sociedade na moda. Em uma análise, o casal de estilistas parecia oferecer uma coleção bastante tradicional, exceto pelas roupas apresentadas “fora do lugar”.
Por trás disso, havia um protesto: vivemos uma desconexão entre o que vemos na tela do nosso celular ou nas redes sociais e a vida real. Criamos algo que, de certa forma, é impossível, desafiando a gravidade, mas está ali; não é apenas uma imagem.
A brincadeira com a desconstrução dos arquétipos da costura fez o público refletir profundamente sobre o conceito atual de glamour.
Fotos: Juergen Teller, Julien de Rosa, reprodução/Instagram, Stefano Rellandini, Stephane Cardinale, Stephane de Sakutin,Vogue