Imagens Rainha Letizia: Reprodução/Pinterest
Conhecida pelo estilo consistente, que mescla simplicidade à elegância, a rainha Letizia da Espanha é um ícone de estilo para mulheres que preferem um toque clássico e contemporâneo aos looks. A esposa do rei Felipe IV cresceu em uma família de classe média, construindo uma carreira prestigiada nas notícias. É filha da enfermeira Paloma Rocasolano e do jornalista Jesús Ortiz. Ao longo dos anos, aperfeiçoou e definiu ainda mais sua forma de se vestir, fazendo com que suas roupas fossem manchete em diversos veículos de informação. A seguir, conheça a história da monarca espanhola:
FORMAÇÃO
Nascida em 15 de setembro de 1972, estudou no Colégio Público Gesta de Oviedo e no Instituto Alfonso II. Quando tinha 15 anos, a família mudou-se para a capital por causa do trabalho do pai. Foi onde Letizia concluiu os estudos no Instituto Ramiro de Maeztu.
Em 1995, graduou-se em Ciências da Informação, no ramo de jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid. Tem mestrado pelo Instituto de Periodismo Audiovisual. Iniciou um doutorado no México, também em jornalismo audiovisual, pela Universidade de Guadalajara, mas não concluiu.
CARREIRA
Durante a faculdade, foi estagiária do jornal Nueva España em Oviedo, nas áreas de economia, televisão e mundo do espetáculo. Depois, trabalhou no jornal ABC e para a agência EFE, na edição internacional. No México, trabalhou na revista cultural Tentaciones do jornal Siglo 21.
Começou a carreira televisiva na Bloomberg, onde especializou-se em economia. Na CNN+, trabalhou durante dois anos que reforçou sua área de atuação. Em 2000, inicia o emprego na Televisão Espanhola (TVE). Nesta, apresentou o Informe Semanal, fez a cobertura das eleições norte-americanas e foi enviada para Nova York durante os atentados do 11 de setembro. Também cobriu o desastre do Prestige, na Galiza, e a Guerra do Iraque.
Em 2001, recebeu da Associação de Imprensa de Madrid o prêmio Larra, na categoria jornalista de menos de 30 anos que mais se destacou no ano. No ano seguinte, foi redatora da área de sociedade, educação e ciência. Já em 2003, três meses antes de noivar com o príncipe da Espanha, tornou-se apresentadora do noticiário principal da TVE, transmitido às 21 horas.
NOIVADO
Dizem os rumores que o casal se conheceu em 2002, mas só consolidou a relação no ano seguinte. O noivado foi anunciado em novembro de 2003. Alguns dias depois, a dupla deu entrevista para cerca de 300 jornalistas. Durante a conversa, a noiva explicava que sua carreira estava encerrada, apesar de querer trabalhar mais. Seu noivo começou a falar e ela pediu que “dejame terminar” (me deixe terminar), o gesto rendeu matérias em todo o mundo. Ela ficou conhecida pela personalidade forte.
CASAMENTO
Os então futuros reis da Espanha casaram-se no dia 22 de maio de 2004, na catedral de Almudena, em Madrid. Na mesma data, a jornalista tornou-se Princesa das Astúrias. O estilista Manuel Pertegaz assinou o vestido com mangas longas e gola aberta em decote “V”, usado pela noiva.
De acordo com a revista Caras portuguesa, a peça teve inspiração sevilhana. Estruturado e feito de seda natural, destacou-se por ser diferente de outras noivas da realeza. Pequenos bordados deram um ar mais delicado, com flores de lis e trabalhadas em ouro e espigas de trigo.
Duas filhas foram geradas da união, a herdeira do trono, princesa Leonor (31/10/2005) e a infanta Sofia (29/04/2007).
COROAÇÃO
Em 2014, no dia 2 de junho, o rei Juan Carlos abdicou em favor do filho Felipe. A coroação aconteceu no dia 19 de junho do mesmo ano e Letizia tornou-se Rainha Consorte da Espanha. O vestido branco simples, com detalhes únicos, foi criado pelo estilista Felipe Varela e combinado com sapatos em tom nude.
PRIVILÉGIO DO BRANCO
Letizia é uma das únicas nobres da Europa que pode usar roupas brancas na presença do Papa. É uma honra protocolar, chamada Privilège du Blanc, que dá essa permissão apenas para monarcas católicos. Sua sogra, a rainha Sofia, as rainhas da Bélgica Paola e Matilde, a grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo e a princesa Charlene de Mônaco também podem.
DESCENDENTE DA REALEZA
A rainha da Espanha é uma descendente distante da realeza. De acordo com o genealogista Javier Cordero, o ramo dos Ortiz tem ascendência ligada ao rei Fernando II de Leão (1137 – 1188), monarca entre 1157 e 1188.
ELEGÂNCIA, SIMPLICIDADE E GLAMOUR
O estilo da monarca é conhecido em todo mundo, ela chama atenção pelo uso de peças elegantes, que variam da simplicidade do baixo custo ao glamour das noites de gala. De lojas de departamento a designers como Felipe Varela, a rainha Letizia preza pela sofisticação. Inclusive, ela dá preferência a estilistas espanhóis para a produção de suas roupas mais chiques, projetando o setor da moda no país.
Mas, nem sempre foi o que é hoje: no início das suas aparições públicas, a rainha dava preferência para vestidos formais, de corte reto, na altura dos joelhos, terninhos e blazers. Atualmente, ela ainda mantém o tom sério, mas preza também por peças com um toque moderno e descontraído.
Como por exemplo, um de seus calçados de verão favoritos é a anabela, que usou em muitos eventos oficiais na última temporada. Aparentemente, a cor favorita da monarca é vermelha, visto que usou o tom em diversas ocasiões pela coroa espanhola.
Letizia também costuma repetiu roupas para mostrar austeridade e respeito durante a crise econômica da Espanha. Então, não é incomum visualizar peças repetidas em eventos diferentes. Por fim, a espanhola já configurou pelo menos duas vezes na lista de mais bem vestidas da revista Vanity Fair.