A marca italiana deu mais um passo gigantesco na direção da inovação ao anunciar na quarta-feira (04/10) que ajudará a projetar os trajes espaciais para a missão lunar Artemis III, da NASA.
TECNOLOGIA E DESIGNS INOVADORES
Para 2025, os engenheiros da Prada trabalharão em uma colaboração com a empresa privada norte-americana Axiom Space, localizada no Texas.
As equipes especializadas estarão lado a lado durante todo o processo de criação, produzindo e desenvolvendo resultados inovadores no que diz respeito a materiais e designs capacitados para fornecer segurança perante as adversidades do meio lunar.
O traje espacial AxEMU viabilizará aos astronautas uma experiência avançada para a exploração sideral, enquanto proporciona à NASA sistemas humanos desenvolvidos comercialmente e indispensáveis para acessar, viver e trabalhar na Lua e ao redor dela.
As roupas Axiom Space são uma evolução do modelo de vestimenta espacial da Unidade de Mobilidade Extraveicular de Exploração (xEMU) da NASA, pensados para fornecer maior flexibilidade.
Michael Suffredini, CEO da startup, demonstrou motivação ao afirmar que: “A experiência técnica da Prada com matérias-primas, técnicas de fabricação e conceitos de design inovadores trará tecnologias avançadas fundamentais para garantir não apenas o conforto dos astronautas na superfície lunar, mas também as tão necessárias considerações de fatores humanos ausentes dos trajes espaciais tradicionais”.
Descubra mais algumas curiosidades sobre a expedição:
- Ela será a primeira aterrissagem lunar tripulada desde a missão Apollo 17, realizada em 1972;
- No mês de Abril, foi anunciado que o programa Artemis incluirá Christina Koch, a primeira mulher a viajar a uma distância mais longa no espaço;
- Os objetivos dos astronautas são: compreender o caráter e a origem dos voláteis do polo lunar; interpretar a história do impacto do sistema Terra-Lua; revelar o registro do antigo sol e nosso ambiente astronômico; observar o universo e o ambiente espacial local a partir de um local único; conduzir ciência experimental no ambiente lunar e investigar e mitigar riscos de exploração.
A marca está fazendo parte de um projeto que irá conceder maior proteção para resistir ao ambiente hostil espacial, bem como oportunidades científicas. Nós já estamos ansiosas para ver os resultados dessa parceria que vai daqui, até a lua. E você?
Fonte: Prada e bloomberg