Imagens: Reprodução / Getty Images e Pinterest
Há pouco mais de 64 anos, Grace Kelly subia ao altar com o príncipe Rainier de Mônaco. O casamento foi considerado um dos mais icônicos de todos os tempos, assim como o vestido da noiva, que ainda inspira produções modernas. A peça, criada pela stylist de Hollywood Helen Rose, nos estúdios da MGM, foi presente de casamento dos chefes do estúdio.
Digno de uma princesa, o vestido tinha 300 metros de renda belga, com bordados de 125 anos de idade vindos de Bruxelas. Foram usados também 150 metros de seda, tafetá e tule, e necessários dois meses para confeccioná-lo. Além disso, sua modelagem era completamente apropriada para a ocasião: gola alta, mangas compridas e aplicações em pérolas.
Mas a proposta do vestido não era inovadora, ela foi inspirada em um modelo muito semelhante que a atriz e a stylist encontraram nos arquivos da MGM durante pesquisas em busca de inspirações. A peça foi usada em 1952 por Dorothy McGuire no filme O Convite (Invitation).
O modelo até hoje é uma das principais referências de sofisticação e elegância para noivas. Com uma silhueta que valoriza o corpo, sem ousar, o vestido possui corte, caimento e qualidade como principais aliados para torná-lo um clássico atemporal, um verdadeiro Royal chic.
Aliás, um dos exemplos atuais que usou Grace Kelly como inspiração é Kate Middleton. Quando se casou com o príncipe William, em 2011, ela apostou em uma criação de Alexander McQueen, que se inspirou no vestido usado pela atriz e foi muito elogiado pela crítica especializada.
O VÉU
Em vez da tradicional tiara de noivas, Grace optou pelo chamado chapéu de Julieta que, segundo consta, era uma peça que seguraria melhor o longo véu de tule.
O BUQUÊ
O buquê foi feito de lírios-do-vale, uma flor europeia que nasce na primavera e é muito apreciada pelo seu perfume e por suas pétalas brancas, além de ter um significado intrínseco de felicidade. Após a cerimónia religiosa, o acessório foi deixado no altar da Capela de Santa Devota, padroeira do Mônaco.
DAMAS DE HONRA
Participaram da cerimônia sete damas de honra adultas, sendo que uma delas era irmã da princesa. Além delas também fizeram parte do cortejo quatro daminhas e dois pajens.
O BOLO
O bolo feito com seis camadas foi presente dos chefs do Hotel de Paris em Monte Carlo. Nas duas primeiras camadas, uma espécie de gaiola abrigava duas pombas que saíram voando quando o casal cortou a fatia do bolo.
O NOIVO
Seguindo a tradição de Mônaco, o príncipe Rainier entrou depois da noiva. Na ocasião ele usou um uniforme militar que, segundo consta, foi desenhado por ele mesmo.
PRESENTE DE MÔNACO
O carro usado pelos noivos para desfilar pelas ruas de Monte Carlo foi um Rolls-Royce conversível, presente do povo de Mônaco para casal.