Conhecido como o rei da moda francesa, Pierre Balmain foi um renomado estilista francês que marcou seu legado no período da segunda guerra mundial. O estilo elegante e luxuoso fez com que ele se tornasse um grande nome da moda mundial, lembrado até hoje. Ele descreveu a arte da costura como a “arquitetura do movimento”. Foi o fundador da principal casa de moda do pós-guerra, a Balmain, no ano de 1945.
Balmain é mais um dos grandes homenageados da série especial sobre os grandes nomes da moda da Revista VLK. Confira a seguir mais sobre a trajetória do estilista:
VIDA
Pierre Alexandre Claudius Balmain nasceu em 18 de maio de 1914, em Saint-Jean-de-Maurienne, na França. Estudou arquitetura na École des Beaux-Arts em Paris. A paixão pela moda, porém, falou mais alto. Abandonou os estudos e foi trabalhar com o designer Edward Molyneux antes de se juntar à casa de moda de Lucien Lelong em 1934, onde conheceu o então jovem designer Christian Dior.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Balmain serviu ao exército francês e, após a guerra, em 1945, abriu sua própria casa de moda em Paris.
O interesse do estilista pela alta costura foi inspirado pelas mulheres da sociedade que conheceu, em especial durante os anos de estudo em Chambéry e aos finais de semana na cidade termal de Aix-les-Bains, na companhia do tio.
ESTILO
Desde que começou a trabalhar com moda, Balmain logo definiu o seu estilo: designs elegantes, sofisticados e opulentos. As criações eram caracterizadas por cortes estruturados e detalhes requintados, como os bordados. Também foi consagrado pelo legado da silhueta “Jolie Madame”, com a cintura extremamente marcada e saia longa volumosa.
No fim da segunda guerra, Balmain ofereceu em contraponto ao mood sóbrio e austero da época, leveza, movimento, frescor e otimismo, por meio de criações vanguardistas.
ESTILISTA DAS CELEBRIDADES
Não demorou muito para Balmain cair nas graças das celebridades da época, incluindo diversas atrizes de Hollywood que atuaram em icônicos filmes das décadas de 1950 e 60. Desenhou figurinos para Katherine Hepburn, por exemplo, para a peça The Millionairess, em 1952. O vestido bordado a mão com par de luvas combinando foi uma das peças do figurino mais icônicas criada pelo estilista.
Balmain também desenhou roupas para Sophia Loren, Ingrid Bergman, Brigitte Bardot, Ava Gardner, a rainha Sirikit, da Tailândia, e a primeira-dama da Nicarágua, à época, Esperança Portocarrero.
CASA DE MODA BALMAIN
A Balmain foi fundada pelo estilista em 1945, e rapidamente expandiu as operações para outros países, chegando aos Estados Unidos em 1951, e vendendo roupas prontas que renderam ao estilista enorme prestígio fora da França.
Em pouco tempo, inaugurou linhas de prêt-à-porter e perfumes que levavam seu nome. Foi um dos primeiros estilistas a expandir sua marca para outras áreas, como acessórios, joias e cosméticos.
Continuou a liderar a sua casa de moda até a sua morte, em 1982.
Crédito das fotos: Getty Images