Imagens: Reprodução / WWD, Gorunway e Instagram
Com 10 anos de diferença, os dois agora acumulam passagem pela direção criativa da Louis Vuitton. Mas não só isso, eles também fazem aniversário na mesma semana! Pharrell Williams, anunciado para a posição na área de menswear, no dia 14 de fevereiro deste ano, possui a tarefa de substituir Virgil Abloh, falecido em 2021. Já Marc Jacobs trabalhou na da grife entre 1997 e 2013. Saiba mais sobre a trajetória de cada um:
UM OLHAR PARA O PASSADO
Marc Jacobs começou sua carreira na Parsons School of Design, em 1981, onde colecionou prêmios e se diferenciou dos colegas até a graduação, em 1984. Recém graduado, sua primeira coleção foi para Reuben Thomans. No mesmo ano, criou sua própria marca, Jacobs Duffy Designs Inc, com Robert Duffy, e se tornou o designer mais novo a ganhar o Perry Ellis Award for New Fashion Talent (1987). Em 1993, ele relança sua empresa com o nome homônimo conhecido até hoje.
Ao entrar na Louis Vuitton, em 1997, sua responsabilidade era refrescar a imagem da marca, preservando a sua essência. Dessa forma, ele também foi o responsável por desenhar a primeira coleção de Ready-to-Wear da grife, em 1998. Suas apostas iniciais inclinavam para um minimalismo sofisticado e moderno. Ao reimaginar a imagem da empresa, ele também criou os famosos e conhecidos monogramas.
Sua primeira coleção trouxe referências dos trajes de jogadores de tênis dos anos 30, com um mood sportwear elegante. Em seus 16 anos na Louis Vuitton, o estilista trouxe um toque urbano e irreverente que atraiu um público mais jovem e ajudou a popularizar a marca.
Em 2004, Jacobs lança a linha masculina da label francesa para a Spring 2005.
O FUTURO DA LOUIS VUITTON
O envolvimento de Pharrell Williams com a moda não é uma novidade. Muito menos sua relação com a Louis Vuitton. Assim, o cantor já tinha colaborado com a grife em 2004 e 2008. Sua visão criativa pode trazer um ar ainda mais fresh e moderno para a marca.
Apesar de não ser designer de formação, ele é conhecido pelo seu estilo capaz de lançar tendências e que não segue as normas de gênero. Entre suas collabs estão parcerias de perfume com a Comme des Garçons, uma linha de bolsas de luxo com a Moynat e uma linha de óculos com a Tiffany & Co que está a caminho. Além disso, ele era amigo do Karl Lagerfeld, falecido diretor criativo da Chanel, e colaborou com ele também.
Por fim, outro ponto interessante de Pharrell Williams é sua inclinação à sustentabilidade. Cofundador da Bionic Yarn desde 2010, a empresa usa garrafas PET achadas no oceano para criar uma fibra sustentável e já fez parte de coleções com a Adidas, Moncler e G-Star.