Imagens: Pantone e NowFashion
Faltam poucos dias para o ano do Classic Blue acabar. Aliás, força, resiliência e esperança estão na mira das tendências e, de acordo com a Pantone, na das cores também. Em conclusão, a empresa americana de consultoria anunciou, na terça-feira (9), que 13-0647 Iluminating Yellow e 17-5104 Ultimate Gray são as tonalidades para 2021.
“Prática e sólida como uma rocha mas, ao mesmo tempo, reconfortante e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança. Nós precisamos nos sentir encorajados e elevados; isso é essencial para o espírito humano”
– Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, para o The New York Times
Essa não é a primeira vez que o amarelo aparece nas escolhas da Pantone, sendo a segunda vez, desde 2009, em que consta na lista. Entretanto, o cinza é inédito no catálogo de apostas da empresa. As cores são a declaração de como o mundo está se sentindo.
O resultado para o próximo ano era muito esperado, visto que 2020 foi um ano atípico. Segundo a vice-presidente do Pantone Color Institute, Laurie Pressman, em entrevista para o The New York Times, “nenhuma cor conseguiu entender o significado do momento”.
“Todos nós percebemos que não podemos fazer isso sozinhos. Todos nós temos um entendimento mais profundo de como precisamos uns dos outros e de apoio emocional e esperança”
– Laurie Pressman, vice-presidente da Pantone, para o The New York Times
DECISÃO DAS CORES
Primeiramente, a Pantone foi fundada nos anos 60, em Nova Jersey, solo norte-americano. Hoje, destaca-se como a principal referência de sistemas de cores para diversas indústrias. A escolha da tonalidade do ano acontece há 20 anos.
Assim, o processo detalhado busca as influências mais trends de tonalidades no mundo inteiro, olhando para várias áreas de trabalho. Então, esse efeito pode resultar de novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos que afetam as cores. Até mesmo das plataformas de mídias sociais e eventos esportivos de atenção mundial!
Portanto, ela influencia as decisões de desenvolvimento e compra de produtos em muitos setores, como, por exemplo, moda, beleza decoração, design industrial, embalagens de produtos e design gráfico.
NA PASSARELA
Por fim, você sabia que as cores de 2021 apareceram nos últimos desfiles de verão das grandes grifes? Sim, os tons de cinza e amarelo da vez foram vistos nas coleções de Prada, Jacquemus, Gucci e Balmain. Por isso, confere a seguir alguns looks: