Imagens Outlander: Divulgação
Mais uma série de época entra nas nossas indicações para o final de semana! Dessa vez, a escolhida é Outlander, com 5 temporadas, sendo que 4 delas estão disponíveis na Netflix e a última na FOX. Criada por Ronald D. Moore, a produção é um drama histórico que retrata viagens no tempo e romances entre eras.
TRAMA
Baseada nos livros de Diana Gabaldon, a história mostra as aventuras de Claire (Caitriona Balfe), uma enfermeira que atuou na Segunda Guerra Mundial e é casada com Frank (Tobias Menzies), um historiador que trabalha como oficial na guerra. Assim como grande parte dos homens, Frank foi para o combate, e os dois ficaram separados por muitos anos. Portanto, Claire só volta a ver o marido em 1945, quando o conflito acaba.
Após se reencontrar, o casal resolve fazer uma viagem pela Escócia para retomar o romance. No entanto, tudo muda na vida de Claire quando, durante um passeio pelas ruínas, ela é transportada 200 anos para o passado.
Surgindo na Escócia de 1743, Claire conhece Jaime (Sam Heughan), um nobre do clã Fraser. Inclusive, os Fraisers realmente existiram, e o personagem baseia-se em uma pessoa real. Os dois se apaixonam, por isso ela fica em dúvida entre o marido, a quem não reconhece mais, e o novo amor.
JAIME E CLAIRE
Jamie e Claire nasceram e cresceram em épocas distintas, e por esse motivo encontram dificuldades no início do relacionamento, já que possuíam criações muito diferentes. Entretanto, Jaime muda alguns de seus conceitos, e com isso os dois acabam se respeitando e mantendo o equilíbrio da relação. Aliás, Claire salva o seu companheiro diversas vezes na trama e não tem medo de se arriscar por ele.
FOTOGRAFIA DA SÉRIE
As belas paisagens da Escócia e dos campos contribuem para que o cenário fique muito bem produzido e realístico. Além disso, os detalhes, as ambientações e os efeitos especiais de qualidade tornam as imagens fiéis às eras retratadas na série.
FIGURINO
Como a série retrata duas eras muito distintas, o vestuário diverge completamente entre 1743 e 1945, mas a equipe de figurino acompanha cada mudança e realiza a caracterização dos personagens. Para se ter uma ideia, apenas a segunda temporada contou com 10 mil roupas produzidas para Outlander.
No pós-guerra, o guarda-roupa feminino foi simplificado. Nele, existiam tecidos funcionais e peças práticas para que as mulheres entrassem no mercado de trabalho, pois isso permitia maior movimentação na hora de exercer uma profissão.
Ainda assim, um dos vestidos mais importantes da segunda temporada foi o da grife Dior, famosa na época pelas novas silhuetas que abririam espaço para a década de 1950.
ROUPAS EM 1743
Já 200 anos antes, as roupas eram consideravelmente diferentes. As mulheres, por exemplo, usavam vestidos cheios de camadas e espartilhos no dia a dia. Para manter a autenticidade, as atrizes tiveram que utilizar corsets tradicionais, com laços e fitas.
Os vestidos elaborados de Claire, com bordados e brocados, especialmente finalizados à mão se destacam. Ao longo das gravações de 5 episódios, a atriz precisou usar 30 peças diferentes.
Por fim, com o passar das temporadas, as roupas mudam e vão ganhando tons mais vibrantes e chamativos, principalmente durante o período dos personagens na corte francesa.
Então, assista ao trailer de Outlander: