Elenco de Coda – No Ritmo do Coração levou para a casa o Oscar de Melhor Filme
Imagem: Reprodução/Getty Images
A cerimônia do Oscar, realizada no último domingo (27), entregou prêmios a ganhadores inusitados e outros já esperados pela crítica. Na 94ª edição do evento, a inclusão e diversidade chamaram a atenção em uma noite marcada por um episódio polêmico. Dessa forma, veja a seguir quais foram os principais destaques da premiação, que ocorreu no Dolby Theater, em Los Angeles:
CODA – NO RITMO DO CORAÇÃO
O filme produzido pela Apple TV levou para casa a estatueta de Melhor Filme. O longa-metragem é o primeiro de uma empresa de streaming a vencer na categoria. A trama é uma comédia romântica, que retrata a história de Ruby, uma adolescente de 17 anos, única pessoa que ouve em uma família de surdos. Assim, quando o negócio dos seus pais fica ameaçado, ela acaba dividida entre o amor pela música e suas obrigações. O elenco utiliza linguagem de sinais durante o filme e conta com atores surdos.
JESSICA CHASTAIN
A atriz levou seu primeiro Oscar pelo papel principal no filme Os olhos de Tammy Faye. Confira uma parte do discurso de agradecimento de Chastain:
“Agora estamos saindo de um momento muito difícil e tantas pessoas se sentem sem esperança e o suicídio é uma causa de morte nos Estados Unidos, especialmente para a comunidade LGBTQIA+. Queremos ser aceitos por quem nós somos. Agradeço profundamente”
WILL SMITH
O ator também se consagrou com o primeiro Oscar da carreira de sucesso em Hollywood, na categoria de Melhor Ator. No entanto, momentos antes, Smith agrediu o apresentador e comediante Chris Rock, após este fazer uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa de Will. A atriz sofre com uma doença autoimune que causa alopecia, ou seja, a perda progressiva de cabelo. No evento, ele recebeu o prêmio em meio a lágrimas.
Além disso, na noite desta segunda-feira, o ator pediu desculpas ao público, a Academia e ao colega Chris Rock, através de um post na sua conta oficial do Instagram.
JANE CAMPION
A diretora finalmente recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Direção, pelo longa-metragem Ataque aos Cães, produzido pela Netflix. Ela já tinha concorrido na categoria em 1993, por O Piano, mas não recebeu o prêmio na ocasião. Ela é a terceira mulher na história da cerimônia a levar essa estatueta para a casa.
ARIANA DEBOSE
Outra premiação que fez história no evento ao entregar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pela primeira vez para uma atriz negra, latina e queer, pelo papel no filme Amor, Sublime Amor. Aliás, no seu discurso, DeBose afirmou que existe um lugar para as minorias no cinema e exaltou o diretor Steve Spielberg pela oportunidade.
TROY KOTSUR
Kotsur é o primeiro homem surdo a receber o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante na história do Oscar. O prêmio foi entregue pelo desempenho no filme Coda. Também, foi a primeira vez que um homem surdo foi indicado à estatueta. Por fim, em linguagem de sinais, ele dedicou o prêmio à comunidade surda. “Este é nosso momento”, disse.