Crédito das imagens: Pinterest
A moda tem como propósito chocar, encantar e fazer a todos se apaixonar. Por isso, os desfiles de moda são acontecimentos muito esperados. É a oportunidade de ver, diante dos olhos, verdadeiros espetáculos que ficarão marcados para sempre: uns mais, outros menos.
Não é à toa que são chamados de fashion shows, onde a passarela ganha a atenção do público presente e de milhares de pessoas ao redor do mundo. Todos os holofotes se concentram nos looks que ditarão tendência a cada nova temporada e também no espetáculo apresentado.
Aos amantes da moda, reunimos os 7 desfiles mais memoráveis de todos os tempos das principais grifes mundiais. Confira a seguir:
1. Alexander McQueen Spring-Summer 1999
Impactante! É assim que o desfile de Alexander McQueen em 1998 é lembrado até hoje. A apresentação é historicamente conhecida como número 13, por ter sido o 13º desfile de estilistas britânicos. Outro fato muito lembrado é a recusa ao pedido de Victoria Beckham para desfilar, com a justificativa de que ela chamaria muito a atenção.
A performance das modelos é lembrada até hoje. Andavam em torno de dois robôs imóveis instalados em cada lado do salão, semelhantes aos usados para pintar carrocerias de automóveis.
Na parte final, Shalom Harlow ocupou seu lugar no centro da passarela. Em pé sobre uma plataforma giratória, ela usava um vestido branco sem alças preso com um cinto. Ao som de uma ópera cada vez mais penetrante, ela girava enquanto os robôs borrifavam tinta preta sobre a sua roupa. O desfile como um todo catapultou Alexander McQueen para um próximo nível na sua brilhante carreira.
2. Chanel Spring-Summer 2012
O ano era 2011, e a Chanel impactou a todos com um desfile penetrante. Uma apresentação divertida, sexy e sedutora, com uma abundância de minivestidos, shorts e peças recortadas. O local escolhido? O Grand Palais, transformado em uma atmosfera subaquática.
A obra-prima visualmente deslumbrante foi possivelmente a mais impactante de Lagerfeld. Além disso, foi um dos primeiros desfiles de moda a enlouquecer as mídias sociais.
3. Moschino Spring-Summer 2019
O desfile primavera-verão 2019 da Moschino é sobre cores vibrantes e marcações interessantes. As produções apresentadas traziam rabiscos sobre as roupas (embora muito refinados). Alguns looks homenageavam o estilo elaborado das décadas de 1950 e 60, com chapéus de aba larga, blazers justos, saias lápis elegantes acinturadas nos quadris e joias clássicas como complemento. As modelos do fashion show incluíam Bella e Gigi Hadid e Kaia Gerber. Arrebatador!
4. Versace Fall-Winter 2000
Neste inesquecível desfile, Gianni Versace optou, mais uma vez, por tornar as modelos da passarela o clímax do show. Particularmente nesta coleção, o designer italiano inaugurou a era extravagante das supermodelos. E a trilha sonora escolhida foi nada mais, nada menos do que o hit de George Michael, Freedom, a trilha sonora que embalava as rádios dos anos 90.
Mas ele não pegou emprestada apenas a melodia cativante do cantor… O vídeo da música, lançado em outubro de 1990, apresentava cinco modelos que eram famosas por suas capas de revistas, mas raramente apareciam em desfiles de moda: Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz , Christy Turlington e Cindy Crawford. Foi então que Gianni Versace, inspirado pela irmã Donatella, decidiu convidá-las para a sua passarela.
O público ficou encantado! Nasciam aí as supermodelos, que iriam conquistar os maiores contratos das décadas seguintes enquanto desfilavam nas passarelas das mais prestigiadas casas de moda.
5. Louis Vuitton Spring-Summer 2014
O último desfile da Louis Vuitton assinado por Marc Jacobs não poderia ser menos impactante. Foi um espetáculo verdadeiramente inesquecível. Muitos remetem a ele como o melhor desfile da grife francesa sob a direção de Jacobs.
Um show nostálgico, doce e triste ao mesmo tempo, repleto de escadas rolantes, elevadores, uma fonte e um carrossel. Tudo era preto, mas encantou como poucos fashion shows vistos até hoje.
6. Dior Spring-Summer 1998
Uma verdadeira viagem fantástica ao mundo da ópera. O espetáculo, ambientado nos degraus do Palais Garnier, dentro da Ópera de Paris, é uma manifestação da paixão de John Galliano pela ópera e pelo teatro. O fashion show contou com orquestra, dançarinos de tango e muitos figurantes que personificaram as mais importantes personalidades da ópera de todos os tempos.
A alta costura apresentada era requintada. Os vários looks clássicos ingleses, juntamente com o penteado e maquiagem modernos ao estilo das Spice Girls, fazem deste um dos mais lendários desfiles da Dior de todos os tempos.
7. Dolce & Gabbana Fall-Winter 2021
Dramático, colorido e vibrante. Assim foi o desfile que apresentou ao mundo a Coleção Outono-Inverno 2021 da Dolce e Gabbana. A deslumbrante coleção foi apresentada em Veneza, Itália. A Praça de São Marcos sediou o desfile. O show invocava o espírito de Veneza, a era renascentista e as criações coloridas do Carnaval anual que acontece todo o mês de fevereiro na cidade. Inesquecível!
E para você, qual destes desfiles merece o título de mais lendário de todos os tempos?