Crédito das fotos: Loic Venance / AFP – Reuters – Jack Guez / AFP – Wander Roberto, Jonne Roriz e Gaspar Nóbrega / COB
As Olimpíadas de Tóquio chegaram ao fim, mas os grandes momentos vividos pelos atletas brasileiros na terra do sol nascente ficarão para sempre na história. Para o Brasil, Tóquio 2020 trouxe a melhor campanha do país em número de medalhas. Foram 21 no total.
Esse resultado só foi possível graças à doação e espírito esportivo do time de atletas brasileiros que representaram o país nas mais diversas modalidades.
Entre tantos destaques, um trio de mulheres cheio de garra e determinação se consagrou. Cada uma com sua história particular, elas fizeram bonito e empolgaram o país. Rebeca Andrade, Rayssa Leal e Mayra Aguiar: um trio de ouro, prata e bronze que emocionou os brasileiros!
REBECA ANDRADE
A graça e simplicidade da ginasta Rebeca Andrade arrebatou o coração dos brasileiros. Ela foi a primeira medalhista de ouro da história do Brasil no salto, além de conquistar a prata na prova individual geral feminino. Um feito inédito para o Brasil na modalidade. Na prova de solo, Rebeca ficou na 5ª colocação.
A esportista, de 22 anos, começou na ginástica aos quatro, em sua cidade natal, Guarulhos (SP). Em 2012, com apenas 13 anos e em seu primeiro campeonato como profissional, tornou-se campeã do Troféu Brasil.
Até Tóquio, Rebeca enfrentou muitos momentos de superação. Foram 3 cirurgias no joelho em 4 anos. A vaga para os jogos foi assegurada em junho, com a conquista da medalha de ouro no individual geral do Campeonato Pan-Americano.
RAYSSA LEAL
A Fadinha, como Rayssa Leal ficou conhecida em todo o Brasil, enfeitiçou os brasileiros a bordo de seu companheiro inseparável: o skate. Aos 13 anos, e com a conquista da medalha de prata na modalidade skate street, ela se tornou a medalhista mais jovem do país na história dos Jogos. Um feito inédito na estreia da modalidade nos jogos olímpicos.
Natural da cidade de Imperatriz, Maranhão, a jovem atleta olímpica alcançou 14,64 pontos no somatório geral, sendo superada apenas pela dona da casa, Nishiya Momiji (15.26), também de 13 anos.
MAYRA AGUIAR
Os jogos olímpicos de Tóquio também coroaram a experiência da judoca gaúcha Mayra Aguiar. Ela conquistou pela 3ª vez consecutiva a medalha de bronze na categoria até 78kg, repetindo o resultado alcançado em Londres 2012 e Rio 2016. Com isso, se tornou a primeira mulher da história do esporte olímpico brasiliero a conseguir três medalhas em esportes individuais.
Na disputa pelo 3º lugar, ela derrotou a sul-coreana Hyunji Yoon com um ippon com imobilização. Com o feito, a gaúcha de 29 anos entrou na lista dos 16 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas na história. Ela também se tornou a judoca brasileira com mais medalhas olímpicas.