As obras de 30 artistas gaúchos têm destino certo nos meses de setembro e outubro: San José, na Costa Rica. Elas poderão ser vistas no Museu de Arte Costarricense, durante a exposição BRAVURAS!, em homenagem aos 202 anos da Independência do Brasil.
O convite partiu da Embaixada do Brasil no país, localizado na América Central, à Gravura Galeria de Arte. O vernissage para autoridades ocorrerá no dia 06 de setembro. Já o público em geral poderá conferi-la de 07 de setembro a 31 de outubro de 2024.
BRAVURAS! faz alusão à bravura do povo gaúcho em meio a adversidades, ao Brasil e a gravuras, e atrela as diversas gerações de artistas à variedade das técnicas empregadas e a diversidade de estilos.
A Gravura Galeria de Arte selecionou os artistas, entre contemporâneos e históricos, alguns que não estão mais entre nós, mas que deixaram importantes legados como: Alice Brüeggemann, Alice Soares, Antonio Gutierrez, Hilda Mattos, Paulina Eizirik e Vasco Prado.
Ao todo, obras de 30 gaúchos estarão expostas, que também poderão ser conferidas no Festival Internacional de Las Artes Costa Rica (FIA) realizado pelo Ministério de Cultura e Juventude do país, no final do ano.
O público de Costa Rica conhecerá gravuras gaúchas nas mais diversas técnicas, como serigrafias, gravuras em metal, xilogravuras, litogravuras e monotipias em vários estilos e dimensões, mostrando a riqueza da gravura produzida no estado.
Confira todos os artistas participantes:
Alice Brüeggemann, Alice Soares, Antonio Gutierrez, Benno Pferscher, Britto Velho, Clara Pechansky, Claudia Sperb, Eduardo Vieira da Cunha, Eliane Santos Rocha, Erico Santos, Esther Bianco, Helena Kanaan, Hilda Mattos, Inês Benetti, Kika Herrmann, Lurdi Blauth, Maria Inês Rodrigues, Marta Loguércio, Marta Penter, Miriam Tolpolar, Paulina Eizirik, Paulo Amaral, Paulo Porcella, Paulo Olszewski, Rejane Karam, Rosali Plentz, Vasco Prado, Victor Hugo Porto, Vitor Senger e Wilson Cavalcanti.