As irmãs Angelita, Magali e Marguit Hoerlle herdaram da mãe o ímpeto por empreender. Foi através do incentivo dela que surgiu o gosto pelo comércio e pela moda. Hoje, as três administram juntas a Borda Barroca, marca de moda feminina que conquistou projeção no Rio Grande do Sul e fora do estado. O vínculo familiar sempre esteve muito presente na trajetória da marca desde quando a mãe, Hardi Hack
Hoerlle, abriu uma loja de venda de produtos no centro de Montenegro, interior do Rio Grande do Sul, em Logo que inaugurou, o empreendimento familiar logo contou com o envolvimento do trio de irmãs.
INÍCIO DA TRAJETÓRIA
A partir de então, elas se dedicaram a outras experiências profissionais e à própria formação: Angelita, na área de administração de empresas e marketing; Magali, no comércio exterior; e Marguit, em moda e estilo. Em um dado momento de suas trajetórias profissionais, elas decidiram unir esforços na expansão do negócio iniciado pela mãe. Criaram, então, em setembro de 1992, a marca Borda Barroca.
Inicialmente, a marca passou a produzir camisas femininas, e logo se tornou conhecida pela qualidade dos tecidos, acabamentos e detalhamento das peças. Dessa forma, a primeira coleção, criada em 1993, contava com 12 modelos de camisaria, elaborados com tecidos e aviamentos diferenciados e bem elaborados. O espaço da fábrica contava com apenas 3 costureiras.
Angelita lembra que, no início, as três se envolviam diretamente com tudo para fazer o projeto acontecer: desde a modelagem, passando pelo corte das peças até o empacotamento da mercadoria. Assim que os produtos estavam prontos e empacotados, elas saíam juntas para tentar a sorte e realizar alguma venda.
“Caxias do Sul foi a cidade escolhida para tentar a nossa primeira venda”, conta Angelita. “Fomos na cara e na coragem, como se diz, e com muita fé de que daria certo. Para nossa surpresa, vendemos 35 peças para um único cliente. E passados 45 dias, mais 60 do mesmo mostruário. Foi alegria total. Era nosso projeto dando certo”, relembra.
Então, com o passar dos anos, a Borda Barroca ganhou projeção com a ampliação do número de peças produzidas e com o aumento das vendas para outros lojistas do Rio Grande do Sul. “Saíamos a vender de carro, com as sacolas cheias de camisas.
Nós visitávamos diversas cidades, batíamos na porta e oferecíamos o nosso produto. Lembro como se fosse hoje. Nós três ficávamos até tarde da noite aprontando as camisas e embalando, para no outro dia sair de carro e vender para os lojistas. Assim foi o nosso início. Não medimos esforços para concretizar o nosso sonho. Tínhamos que fazer de tudo um pouco para o negócio prosperar”, acrescenta.
HOJE EM DIA
Atualmente, a marca possui fábrica própria e cinco lojas no Rio Grande do Sul. Além disso, está presente em mais de 200 pontos de vendas multimarcas em todo o Brasil, através de representantes comerciais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e São Paulo.
A essência da Borda Barroca sempre foi calcada na moda feminina, com forte herança artesanal, e com o propósito de criar e produzir moda para mulheres que buscam, acima de tudo, qualidade e conforto. As coleções, assinadas pela estilista Marguit Hoerlle, trazem diversas inovações a cada temporada, como novos tecidos, modelagens e estampas, seja em peças de vestuário ou acessórios. É neste contexto que a marca busca inspiração para atender aos desejos e comportamentos de mulheres que se mostram cada vez mais ativas, contemporâneas e femininas.