Fotos: Reprodução Pinterest
Durante a Guerra Civil Espanhola de 1936, Sira Quiroga (Adriana Ugarte) acha uma solução para a situação difícil que está passando através do tempo em que passou costurando. Enquanto fica no exterior durante o conflito, no Marrocos. A história da série O tempo entre costuras, disponível na Netflix, se desenrola realmente a partir deste ponto.
Sira Quiroga
A produção é uma adaptação do livro “El tiempo entre costuras”, escrito por Maria Dueñas. Baseada na história real de quatro pessoas, a trama da protagonista é entrelaçada aos personagens reais. Criando uma personagem forte e complexa, com resiliência e capacidade de adaptação.
Contudo, nessa situação a moda também pode florescer e a produção nos conta um pouco da história da área. Sira abre um atelier de alta-costura no país em que se encontra e assim sua vida também muda. Com grandes doses de informação sobre o estilo da década de 1930, ela é ideal para todos os amantes do mundo fashion.
A Segunda Guerra Mundial e as dificuldades econômicas do período mudaram a forma de se vestir novamente. Cores neutras e escuras, silhuetas fortes, porém recatadas. O guarda-roupa feminino mais uma vez se transforma frente às mudanças sociais. Além disso, a indústria têxtil sofreu de escassez e as pessoas foram encorajadas a reaproveitarem as próprias peças.
FIGURINO
Para a realização da série, a designer Sabine Daigler ficou encarregada de trazer as informações da obra literária para as telinhas de streaming. A protagonista chega a exibir 34 looks diferentes em apenas um episódio. Estima-se que foram usados mais de dois mil trajes, sendo quatrocentos confeccionados sob medida.
Sira Quiroga
VESTIDO DELPHOS
Uma das clientes de Sira, Rosalinda Fox (Hannah New) solicita um vestido com urgência, pois precisa para um grande evento que acontecerá na cidade. Entretanto, em virtude do poupo tempo para desenvolver a peça, Sira resolve fazer um falso delphos, modelo criado por Mariano Fortuny em 1909, inspirado nas peças gregas plissadas. O interessante desse tipo de modelo é que, graças ao processo de fabricação, nenhum deles é igual ao anterior. Sua exclusividade e modelagem inovadora se tornaram um ícone da classe alta feminina e da sua libertação dos corsets. É possível conhecer mais sobre a história da peça neste link.
Por fim, Rosalinda foi uma das pessoas reais que inspiraram a produção, sendo casada com Peter Fox, com quem não mantinha um relacionamento amoroso e, por isso, com oportunidade para viajar o mundo.
Ficha Técnica
Título original: El Tiempo entre Costuras
Ano: 2013
Produção: Boomerang TV
Direção: Iñaki Mercero e Norberto López
Elenco: Adriana Ugarte, Raúl Arévalo, Rubén Cortada, Hannah New, Tristán Ulloa, Ben Temple, Filipe Duarte, Peter Vives, Francesc Garrido, Elvira Mínguez, Alba Flores, Carlos Santos, Elena Irureta, Pepa Rus, Mari Carmen Sánchez, David Muro.