Com o final de ano e as férias chegando, nada melhor do que um bom livro para ler ou presentear. Pensando nisso, escolhemos alguns livros para indicar, assim você não perderá tempo na hora de passar na livraria.
QUEDA DE GIGANTES
de KEN FOLLET
O livro “Queda de Gigantes”, do consagrado autor britânico, Ken Follet, é o primeiro da trilogia “O Século”. Mistura ficção com fatos e personagens históricos, de cinco nacionalidades diferentes (galesa, americana, russa, inglesa e alemã), trazendo como tema a Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, ascensão da classe trabalhadora e luta pelo voto feminino. O livro, apesar das 908 páginas,é bem fácil e rápido de ler, pois Ken Follet sabe, com maestria, envolver o leitor e fazer com que a leitura transcorra de ma maneira muito fluida e prazerosa. Você estuda História sem perceber, e se apaixona pelos personagens. Confesso que precisei de alguns dias para iniciar uma nova leitura, devido ao grande envolvimento que tive por eles. O segundo livro chama-se “Inverno do Mundo” eo terceiro, “Eternidade por um fio”.
O PALÁCIO DE INVERNO
de JOHN BOYNE
John Boyne, ficou conhecido por ser o autor do livro “O menino do pijama listrado”, é um romance baseado na história de Anastacia Romanov, filha do Czar russo, Nicolau II. Entre o passado e presente, você vai se envolvendo com a história de Anastacia e Geórgui Jachmenev, membro da guarda imperial. Um livro singelo e emocionante, que considero um dos melhores que já li.
A AMANTE DE FREUD
de KAREN MACK e
JENNIFER KAUFMAN
O livro mistura realidade com ficção, trazendo como tema o caso que Freud, o pai da psicanálise, teve com a cunhada, irmã de sua esposa. Pra quem tem interesse em saber um pouco sobre Freud, sem ter que ler algo científico, essa é uma boa dica. Você termina a leitura querendo conversar com alguém sobre a traição. Afinal… de quem é a culpa?
ATADO DE ERVAS
de ANA MARIANO
A escritora gaúcha, Ana Mariano, traz uma leitura doce,familiar e fluida, narrando histórias de famílias estancieiras, que se entrelaçam e trazem temas do cotidiano como amor, traição, conflitos familiares, crenças e tradição. Getúlio Vargas e João Goulart também aparecem no enredo, trazendo episódios da história brasileira, em meados de 1951. É um livro que todo gaúcho deveria ler. Eu, como catarinense, li, amei e virei fã da autora. Não poderia deixar de indicar aqui.