Os elementos atemporais da moda se renovam ao longo dos anos e a estampa floral não é exceção. Observamos que a padronagem promete continuar forte para a primavera/verão de 2024 e investigamos a origem desse clássico, que adorna desde roupas até acessórios.
A estamparia, segundo especialistas, surgiu na Civilização Fenícia (3.000 a 322 a.C.), que habitava o que hoje é a região de Israel, Líbano e Síria. A técnica utilizada consistia no uso de blocos de madeira com motivos gravados para estampar, como um carimbo. Os desenhos também eram reproduzidos em tecidos com a tecelagem, trabalhada com fios de diversas cores.
Contudo, vale mencionar que algumas fontes acreditam que os criadores do método estavam na China e na Índia, cada qual com seus mecanismos específicos. Foi por volta do século XVIII que os indianos começaram a adicionar elementos florais em seus trajes.
Mais adiante, com o movimento Art Nouveau, a proposta ganhou destaque e se expandiu para roupas femininas e masculinas, além de estar presente em ilustrações e arquitetura. Como referência de moda, podemos citar a coleção Anna Sui Resort 2013, que apresentou estampas boêmias inspiradas nesse estilo artístico.
E se você pensa que todos os florais são iguais, saiba que existem diversas versões, variando em tamanho e estilo, como os tipos retrô, aquarela e vitoriana. Mas, na linha do tempo da tendência floral, há uma estampa que pavimentou o caminho para o surgimento de outras vertentes: a estampa Liberty.
A ESTAMPA LIBERTY
Um floral pequeno e romântico foi criado na Inglaterra nos anos 1920 e se tornou um clássico. Nomeada Liberty por pertencer à marca Liberty of London, a estampa tem um aspecto vintage distintivo.
Seu sucesso inicial se deve ao fato de ser um dos florais mais democráticos e pela marca ter começado a importar tecidos lisos, sem tingimento, para imprimir padronagens orientais exclusivas.
Clichê ou não, as grandes marcas valorizam a estampa e usam a criatividade para se reinventar a cada estação. Nas coleções de luxo, ela continua sendo sinônimo de leveza e é a aposta principal em vestidos e conjuntos elegantes para o verão de 2024. Veja agora nossa seleção de estampas florais:
Patricia Bonaldi, em sua coleção mais recente de alto verão de 2024, apostou em uma versão mais artística e fluida.
A Chanel introduziu para a primavera de 2024 o aspecto urbano das estampas florais, que parecem pintadas à mão, conferindo um ar descolado e casual para o cotidiano.
Zimmermann expressou a vivacidade da primavera em modelos fluidos e com florais delicados que remetem a pinturas em aquarela.
Oscar de La Renta apostou na maxi estampa floral com uma atmosfera tropical que captura a essência do verão.
E você, já escolheu sua estampa floral favorita para brilhar no verão?
Fotos: Vogue