Saltburn, o filme que saiu no final de 2023, dirigido por Emerald Fennell e produzido por Margot Robbie, virou um acontecimento nas redes sociais. Deixando suas audiências chocadas e hipnotizadas com a famosa “cena da banheira”, o longa-metragem é uma combinação de loucura, diversão e glamour. Saltburn (2023) se passa em 2006, e a figurinista Sophie Canale capturou perfeitamente a breguice da época. Felix Catton (interpretado pelo galã da geração Z, Jacob Elordi), vem de uma família de aristocratas e riqueza geracional. Porém, o personagem é constantemente visto com roupas extremamente casuais. Emerald Fennell contou à GQ após a exibição do filme no SCAD Savannah Film Festival: “Felix, o homem mais bonito do mundo, usa as piores roupas que o homem conhece. Porque garotos assim não precisam se vestir bem.”
O personagem principal, Oliver Quick (interpretado por Barry Keoghan) é um aluno bolsista da universidade de Oxford de classe média. A diretora explica o figurino extremamente polido e formal de Oliver: “Na Inglaterra, quanto mais ricas e com mais dinheiro as pessoas são, mais desordenadas são suas roupas. Então foi importante isso desde o início. Oliver era a pessoa que estava tentando desesperadamente se encaixar usando blazer e gravata”, disse Fennell. Oliver quer desesperadamente se encaixar e consumir a vida extravagante da família Catton, e sua natureza calculista é retratada em suas roupas. Quanto mais o protagonista vai desfrutando da vida de Felix e de sua família, mais o seu guarda-roupa se transforma. Em uma cena chocante (cuidado, lá vem spoiler), Venetia (interpretada por Alison Oliver) acusa Oliver de estar usando o creme e as cuecas de Felix.
Durante o seu inesquecível verão no castelo dos Cattons, o aniversário de Oliver é comemorado com uma festa a fantasia extravagante temática de Midsummer Night’s Dream (Sonho de uma Noite de Verão). Enquanto Felix usa apenas um jeans e uma regata branca com asas douradas, a fantasia de Oliver é muito mais elaborada. O look é composto por uma tiara chifres – em referência à criatura minotauro, a presa se transformando no predador. Inclusive, o cabelo do protagonista está completamente diferente do “corte capacetinho” do início do filme. Visto com um corte mais bagunçado e despojado, similar ao de Felix, Oliver quer remeter a imagem de ser bom demais ou descolado demais para se importar. Sua jaqueta é costurada com pequenas imagens de mariposas, que de acordo com a personagem Venetia, é o animal que faz buracos em tudo, e destrói tudo de dentro para fora.
Por final, temos Venetia Catton, a diva que precisa retocar a raiz urgentemente. O estilo indie sleaze compõe o guarda-roupa da personagem, contrastando com o guarda-roupa polido e elegante de sua mãe, Elspeth. Venetia é rebelde, estilosa, e de acordo com sua mãe, “sexualmente incontinente”. Os looks são propositalmente cafonas, e similar ao irmão Felix, dão uma aparência de quem se vestiu no escuro. A figurinista Sophie Canale queria que a personagem fosse a personificação das “micro-trends” de 2006, ela usa tudo que estava na moda porque ela pode comprar tudo que está na moda e trocar completamente de guarda-roupa uma vez por mês. O resultado são figurinos coloridos, joviais e exagerados, que representam a espontaneidade e mascaram a tristeza e os verdadeiros problemas da personagem.
Em verdadeiro estilo de festeira, Venetia nunca aparece em cena sem maquiagem. Sempre há um glitter perdido ou uma sombra borrada, resquícios da festa de arromba da noite passada, que chegou em casa tão tarde que nem pensou em tirar o rímel. Em uma cena de café da manhã, vemos Venetia com os olhos marcados e com o batom “Snob” da Mac nos lábios, bem a caráter dos anos 2000! Embora a personagem venha de riqueza geracional, Venetia não usa muitas roupas de grifes internacionais, e tem um estilo muito mais experimental e se permite deixar a raiz do cabelo aparecer. Canale e Fennell queriam que todos os looks dos personagens de Saltburn (2023) deixassem as pessoas “intocáveis” da classe alta, como a família Catton, completamente bregas; assim desmistificando a elite britânica, mostrando que todos somos apenas seres humanos, a todos já fomos vítimas da moda nos meados dos anos 2000.
Imagens: Prime Video/ Saltburnfilm