Imagens noivas: Reprodução/Pinterest
Maio é, tradicionalmente, considerado o mês das noivas e, como todas as áreas do mundo fashion, as tendências para vestidos de casamento surgem das décadas passadas, isso porque o passado está recheado de boas referências de moda e das principais trends fashion que são fonte de inspiração para os estilistas. Por isso, fizemos uma viagem no tempo em busca dos vestidos de noiva que marcaram as últimas décadas e selecionamos as principais trends estampadas por celebridades nos últimos 70 anos. Confira e conte para nós quais são suas favoritas!
VESTIDOS DE NOIVA COLORIDOS
A tradição de usar branco no casamento começou há cerca de 180 anos, entretanto, durante séculos as noivas usaram vestidos coloridos. Quem lançou a tendência do uso do vestido branco, que virou praticamente regra, foi a Rainha Victoria do Reino Unido, em 1840. Antigamente, as mulheres casavam-se usando o melhor vestido que possuíam em cores vibrantes, como vermelho e verde.
Quadro O Casal Arnolfini, 1434, por Jan Van Eyck
Vestido da Rainha Victoria
70 ANOS DE VESTIDOS DE NOIVA
Nos últimos 100 anos, a moda para noivas mudou drasticamente, mas recentemente adquiriu um caráter democrático com modelos e estilos para todos os gostos. Além disso, seguidamente observamos as tendências do passado ressurgindo nas passarelas. Veja, a seguir, as principais trends de cada década.
1950
Nessa época, influenciada pelo New Look de Dior, lançado em 1947, as saias são volumosas e as cinturas bem marcadas, trazendo um ar de mulher moderna para o visual do casamento, além da presença da manga longa, que continua sendo tendência. O vestido de noiva que marca a década de 50 é o de Grace Kelly, a atriz que se casou com o Príncipe Rainier III tornando-se Princesa de Mônaco. Seu vestido traduzia a moda glamourosa da época.
Grace Kelly em 1956, casamento com o Príncipe de Mônaco
1960
Na década de 60, o comprimento dos vestidos de noiva é modificado e, em uma época em que a ascensão de estilos mais modernos é marcante, o midi domina a cena. Com a vinda de uma era menos ortodoxa, os casamentos perdem a rigidez e o tradicionalismo, permitindo inovações menos usuais e toques geométricos. Audrey Hepburn, durante gravação do filme Cinderela em Paris, traduz o visual.
1970
É a década que marcou o movimento hippie, em ascensão desde o final dos anos 60. As referências de moda para noivas tornam-se mais ousadas: bordados coloridos, novas texturas e formas são encontrados com mais facilidade. Os modelos são mais leves e misturam tecidos como rendas, tules e crepes.
Fane Dunaway
1980
Aqui o exagero dá o tom, tudo é excesso! Mangas bufantes, buquês chamativos, grinalda cheia de flores, golas, saias volumosas e bordados delicados aparecem com frequência. A princesa Diana, que faleceu em 31 de agosto de 1997, e é mãe dos príncipes britânicos William e Harry e ex-mulher do príncipe Charles, usou um vestido que é a maior inspiração da década.
1990
Os anos 90 são marcados pelo minimalismo, trazendo produções mais clean, com silhuetas mais marcadas. A partir desse período, os véus deixam de ser obrigatórios, e os decotes são mais ousados. Além disso, bordados, brilhos e rendas saem de cena ou aparecem como coadjuvantes. O vestido de crepe pérola usado por Carolyn Bessette Kennedy para o casamento com John Kennedy Jr., em 21 de setembro de 1996, representa a tendência da década.
Carolyn Bessette Kennedy
2000
Os modelos dos vestidos são mais diversificados nesta década. O romantismo da renda se faz presente na escolha da maioria das noivas, entretanto tecidos brilhosos e com volume também são queridinhos. O véu volta a aparecer com mais frequência, assim como os decotes, as fendas e a silhueta mais justa. Enfim, é a década mais eclética! No filme “Sex and the City”, Sarah Jessica Parker aposta em um modelo com camadas na cor creme.
Carrie Bradshaw (Saraha Jessica Parker) na série Sex and the City
2010
A década é marcada pela volta de tendências do passado repaginadas em estilos modernos e plurais. Em consequência, os diversos períodos anteriores são inspirações para as noivas, que combinam características variadas em vestidos que se tornam cada vez mais diferentes uns dos outros. Por fim, o modelo que marcou a década foi o do casamento de Kate Middleton, agora Duquesa de Cambridge, que se inspirou em Grace Kelly e apostou em mangas rendadas e cintura justíssima.