Anote esta data: se por acaso você estiver em Londres, aproveite a oportunidade e agende uma visita ao Victoria & Albert Museum no dia 22 de junho de 2024, quando será aberta uma exposição com arquivos extraordinários sobre a história de Naomi Campbell na moda.
A mostra, intitulada “Naomi”, vai transportar os fãs da modelo para os tempos de glória das supermodels, na época em que Campbell trabalhava com grandes mestres (e também tinha amizade) como Azzedine Alaïa, Gianni Versace, Karl Lagerfeld e Yves Saint Laurent, que, segundo ela mesma, se tornaram parte fundamental de sua história.
A exibição tem como objetivo permitir que o público conheça as histórias de amor por trás das roupas do ícone fashion. É praticamente um arquivo precioso de seu guarda-roupa, contendo looks assinados por Alexander McQueen, Jean Paul Gaultier, John Galliano, Vivienne Westwood e muitos outros. Em uma entrevista recente para a Vogue, onde ela reflete sobre sua vida diante de seu acervo, admite ter um sonho: “Meu desejo é que minha filha queira um dia, ela tem isso, quer goste ou não!”.
Com 40 anos de carreira, sua trajetória também incluirá esboços, filmes, retratos de fotógrafos globais como Nick Knight, Steven Meisel e Tim Walker, além de itens de sua coleção pessoal. Tanto que a escolha da localização (a capital da Inglaterra) tem um gostinho especial. A ativista diz que não consegue imaginar fazer a retrospectiva em nenhum outro lugar, pois foi lá que nasceu, cresceu e foi descoberta.
Para a curadoria, ela contou com a ajuda de Edward Enninful, o produtor de moda Sam Gainsbury, a ex-diretora artística da Alexander McQueen, Sarah Burton, e os colecionadores especializados Jeff Ihenacho, fundador da lendária loja de roupas vintage One of a Kind, e o jornalista de moda Alexander Fury.
Para finalizar, completamos com os dizeres de Sonnet Stanfill, curador sênior de moda do Museu V&A: “Ela é reconhecida mundialmente como supermodelo, ativista, filantropa e colaboradora criativa, o que a torna uma das figuras mais prolíficas e influentes da cultura contemporânea”.
Fotos: Reprodução/Instagram