Natural do interior do Paraná, Carla Mussoi sempre sonhou em fazer intercâmbio. No entanto, a oportunidade chegou primeiro ao seu namorado na época e hoje marido, Marco Antonio Mussoi, conforme ela relembra. “A vontade de fazer intercâmbio era minha, mas quem acabou tendo a oportunidade foi o Marco. Na época, tudo era mais difícil, e os valores eram altos. A comunicação também era complicada, se dava por carta e telefone. Não havia acesso à internet e tantas outras tecnologias como temos hoje. Mas foi uma grande experiência para ele e, quando voltou ao Brasil, decidimos que abriríamos a nossa empresa de intercâmbio”, conta Carla.
E Porto Alegre foi a cidade escolhida pelo jovem casal, que em outubro de 1995 chegou à capital gaúcha, onde se estabeleceram e criaram vínculos. “Fomos adotados pelos gaúchos, que confiaram em nosso trabalho e aceitaram nosso convite para conhecer o mundo através da Educação Internacional”, enfatiza a empresária.
A agência, que fazia parte de um grupo de cooperação entre pessoas que acreditavam no intercâmbio como negócio, foi uma das que deu origem à World Study. “Fizemos uma sociedade com Marcelo Cansini, que já trabalhava na área. Ele ficou responsável pelo escritório em Curitiba, e o Marco e eu resolvemos investir em Porto Alegre. O início não foi fácil. Costumava panfletar na saída dos colégios e dos cursos de inglês. À tarde, ia para o escritório esperar possíveis ligações. Não conhecia nada e nem ninguém na cidade”, relata.
O ritmo de trabalho era frenético.“Enquanto o Marco cuidava da unidade de Porto Alegre, eu passei a me preocupar com a expansão das franquias. Nesse meio tempo, nasceu em 1999 o nosso filho, João Pedro, que aos 9 anos já fez seu primeiro intercâmbio. Hoje, aos 17, ele já passou quatro temporadas no exterior (duas na Inglaterra e duas nos Estados Unidos) e se prepara para a quinta: um curso focado em empreendedorismo na faculdade americana de Yale”, destaca Carla.
A vontade de acompanhar de perto o crescimento do filho foi um divisor de águas para a publicitária fluente nas línguas inglesa, francesa e italiana e focada no trabalho. “Primeiro foi o momento de arrumar o time para fazer gol. No intervalo, em 2011, tive a oportunidade de repensar minhas escolhas. Até então não tinha vida social. Tudo era em função do trabalho. No segundo tempo, com o João Pedro entrando na adolescência, achei que era hora de estar mais em casa e ter tempo para a família. Foi quando vendemos nossa parte da empresa para um franqueado do Rio de Janeiro e ficamos como franqueados em Porto Alegre. Hoje não preciso viajar tanto. A vida ficou mais tranquila, mas não menos intensa, até porque adoro trabalhar. Sou coordenadora da Belta no Rio Grande do Sul (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), cuido do marketing nacional da World Study e também participo do conselho das franquias da empresa”, explica.
Carla costuma dizer que não tem cliente. Tem aluno. Não vende pacote. Vende experiência de vida. “Prestamos serviço de consultoria, indicando qual curso é melhor para cada caso. É uma orientação para que a pessoa cresça como ser humano, aumente a competitividade e tenha a chance de uma carreira internacional. Nosso objetivo é oferecer o que existe de melhor em educação no mundo para os brasileiros. Nossa missão é promover o desenvolvimento cultural, acadêmico e social, além de contribuir para o estabelecimento da paz entre os povos”, diz a empresária. Ela acredita que o intercâmbio faz bem para a independência e autoestima. “A pessoa se dá conta de que pode muito mais do que imagina e aprende a respeitar as diferenças culturais”, completa.
Para ajudar no processo de adaptação, a World Study oferece reuniões pré-embarque, com a participação de uma psicóloga especializada em intercâmbio e educação inter-cultural. Além disso, a equipe é formada por ex-intercambistas, pessoas que compreendem as angústias e dúvidas que tal processo gera no estudante e em sua família.
Nessas duas décadas de atuação, a World Study já enviou mais de 15 mil gaúchos para estudar no exterior. Com pequenas empresas parceiras em cidades isoladas do país, hoje conta com 42 franquias em todo o Brasil, além de 4 escritórios internacionais, cujo objetivo é atender os alunos em cada etapa do processo (na Austrália, nas cidades de Sydney e Perth; e na Irlanda, em Dublin) e consolidar parcerias cada vez mais qualificadas com instituições de sólida reputação no exterior, como é o caso da base em Daytona, nos Estados Unidos.
Em Porto Alegre, a World Study tem parceria com os colégios Leonardo da Vinci Alfa e Beta, Farroupilha, Monteiro Lobato, João XXIII e as escolas das Redes Marista e La Salle. Além de operar no segmento teen, a empresa tem outras quatro divisões de atuação: universitário, adulto, corporativo e, mais recentemente, turismo de luxo, que surgiu a partir de uma necessidade local. “Estamos vivendo um novo momento, que é o de mandar a segunda geração de intercambistas ao exterior”, comemora a fundadora da World Study, empresa que, em 2015, recebeu o prêmio ST Awards – a maior premiação do segmento – como Melhor Agência de Intercâmbio da América Latina.