Crédito das fotos: Pinterest/Reprodução Gucci e Louis Vuitton
O monograma é a tradução de exclusividade e sofisticação. A moda se apropriou de forma bem-sucedida desse conceito, criando uma assinatura visual que caiu no gosto do público.
Afinal, originalmente, os monogramas eram usados apenas por famílias nobres, reis e rainhas.
Acredita-se que os primeiros monogramas foram usados em moedas, por volta de 350 a.C.. Os primeiros exemplos conhecidos são dos gregos que cunhavam o nome das cidades nas moedas, muitas vezes as duas primeiras letras.
Hoje, as iniciais de grifes famosas estampam lenços, bolsas, bonés e peças inteiras do vestuário.


No contexto atual da moda, o monograma ganhou status de ícone fashion e cultural, sendo usado como marca registrada e também, por que não, para comunicar estilo.
Ele é usado como elemento gráfico para representar uma marca de luxo ou design, e muitas vezes repetido como um padrão, usado feita uma estampa repleta de logotipos.
Você já deve ter visto vários estampando produtos de marcas famosas. Como exemplo, temos:
– LV de Louis Vuitton — talvez o monograma mais reconhecido do mundo.
– GG de Gucci — vem das iniciais de Guccio Gucci, o fundador.
– CC entrelaçado de Chanel — um clássico criado por Coco Chanel.
– FF de Fendi — também conhecido como “Fun Fur”, criado por Karl Lagerfeld.
– YSL de Yves Saint Laurent — símbolo de elegância parisiense.
Um símbolo que atravessa décadas

Muito além das iniciais bordadas em peças exclusivas, o monograma se consolidou como um verdadeiro ícone de estilo e identidade.
Peças com monograma também são conhecidas, entre as marcas famosas, como itens de entrada, quando o consumidor amante de determinada grife consegue fazer esse primeiro investimento de luxo.
Na história da moda, o monograma sempre foi mais do que estética, mas símbolo de pertencimento, exclusividade e, claro, status. Nos anos 90 e 2000, a logomania tomou conta, como as bolsas LV, cintos GG, moletons com o duplo C estampado chegando ao street wear com força.
Como um bom clássico, o monograma nunca desapareceu. No vai e vem da moda, ele ressurge em determinados momentos com mais ou menos destaque.
Agora, o monograma aparece desconstruído, estilizado, misturado a grafismos, cores vibrantes e até colagens digitais. A influência de celebridades e criadores de conteúdo nas redes sociais ajudou a impulsionar essa tendência. Rihanna, Beyoncé, Kendall Jenner e até ícones da Geração Z como Zendaya e Billie Eilish contribuíram para esse novo momento.


De símbolo de status, o monograma se transformou em tendência pop, se reinventando e acompanhando as transformações da cena fashion atual.
Como usar o monograma


Se antes a regra era ostentar, agora a dica é equilibrar.
Combinar peças monogramadas com básicos neutros, ou apostar em acessórios que tragam o toque da tendência sem pesar é o novo hype.
Para as mais ousadas, o mix de logos e padrões diferentes continua em alta. Afinal, a moda é o reflexo do seu tempo, e hoje, ela clama por personalidade.

