A monja e o poeta é o novo livro que surge da parceria entre Monja Coen e o poeta gaúcho Allan Dias Castro. A obra oferece reflexões em formato de prosa e poesia, sobre temas como, por exemplo, amor, mudança, ego, perdão, raiva e felicidade.
“Estamos juntos. Transmitindo um ao outro e de nós a todos vocês um tanto de verso e prosa para refletir e viver com mais plenitude. Que todos os seres possam despertar.”
– Monja Coen
O livro foi escrito à distância, usando o e-mail como forma de correspondência, quando a dupla passou a trocar poemas, citações e histórias pessoais. Assim, traz um compilado de 22 poemas de Allan divididos entre os 11 temas que norteiam a obra.
Após cada texto, o poeta conta sobre a fase específica de sua vida em que criou aqueles versos, relevando suas inspirações. Enquanto Monja disserta sobre a mesma temática, analisando o assunto abordado à luz do zen-budismo. O diálogo traz elementos poéticos e reflexivos.
“Pelo fato de não ter ficado estagnado na dor, este livro já me ajudou de várias formas durante seu processo de criação. Posso dizer que fui da tempestade à calmaria enquanto escrevíamos esses textos, sem obviamente estacionar novamente na ilusão de permanência. Acredito que nenhuma transformação significativa seja fácil, e o ser humano que eu era quando pensei em realizar um livro com a Monja mudou muito durante todo o processo até aqui. É essa possibilidade de se manter em movimento que oferecemos aos leitores”, explica Allan.
ALLAN DIAS CASTRO
Primeiramente, o poeta, escritor e compositor, Allan Dias Castro lançou seu primeiro livro, O Zé-Ninguém (Ibis Libris), em 2014. Em 2019, publicou pela Sextante Voz ao verbo, que entrou na lista de mais vendidos da Veja e do jornal O Globo. Aliás, Voz ao verbo teve origem no projeto homônimo de poesia falada na internet, onde vídeos geraram enorme identificação com o público e ultrapassaram a marca de 100 milhões de visualizações nas redes sociais.
MONJA COEN
Por fim, Monja é zen-budista brasileira, fundadora da Comunidade Zendo Brasil e autora best-seller, Monja Coen teve sua formação inicial em Los Angeles e completou o mestrado no Mosteiro Feminino de Nagoya. Seu estilo carismático conquista o público no Brasil e no mundo. Assim, seus ensinamentos têm inspirado a busca pela paz.
Imagem: Reprodução