Crédito das fotos: Pinterest
Na história mundial, os anos 80 se notabilizaram pelo fim da Guerra Fria e pela queda do muro de Berlim. No Brasil, o fim da Ditadura e a abertura democrática inauguraram um novo momento na vida política e social do país.
Já na moda, a década de 80 ficou marcada por apostar no exagero e na extravagância. Seja no colorido dos looks, ou nos visuais com um quê de ousadia, o legado daquela época deixou muitas inovações.
Embarque com a gente nesse retorno ao passado em mais um post exclusivo sobre a história da moda através dos tempos.
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA MODA NOS ANOS 80

Alegre, esportiva, divertida. A moda dos anos 80 deixou saudades. Só quem viveu, experimentou a delícia dos visuais oitentistas. Podemos destacar várias tendências que foram febre à época, como as calças coloridas e a estampa animal print, presentes em blusas, saias ou vestidos, apenas para citar algumas.
Mas nada marcou mais do que as mangas bufantes. O volume na região do ombro ganhou expressão máxima com o casamento de Charles e Diana, em 1981. O vestido da noiva e as mangas super volumosas foram responsáveis por popularizar de vez a tendência ao longo da década.

E Lady Di aderiu à proposta várias vezes, como você pode ver nas imagens a seguir:


Outra grande novidade foi a moda fitness, impulsionada pelo culto ao corpo. Peças de lycra, polainas e collants viraram febre, além das faixas de cabeça, ou bandanas, marcas registradas de artistas como Xuxa e Cazuza.
Em ocasiões formais, o brilho e o veludo molhado roubaram a cena em casamentos e cerimônias. Eram a aposta mais certeira para produções fashionistas e de destaque. Nada de visuais minimalistas. Os anos 80 foram a década do “quanto mais, melhor”.
COR, MUITA COR

Se houve uma década mais colorida do que a dos anos 80 na história da moda, desconhecemos. Cítricas, chamativas ou fluorescentes as cores compunham o visual em propostas monocromáticas ou em bloco.
MULHERES EMPODERADAS, E LOOKS TAMBÉM

Se por um lado a moda dos anos 80 é vista até hoje como divertida, colorida e extravagante, por outro ela inaugurou uma fase de maior empoderamento da mulher. Elas conquistaram mais espaço no mercado de trabalho e começaram a galgar posições mais altas e destacadas nas organizações.
Esse movimento logo se fez notar no vestuário feminino. Roupas com cintura alta, ombreiras, drapeados e pregas ganharam espaço. Os tailleurs também dividiram lugar no closet feminino da época, por oferecerem um visual poderoso. Vestidos de cintura marcada e saias balonê também se sobressaíram.
CABELOS E MAKE

Quanto aos cabelos, a moda era dos cortes assimétricos e volumosos, com camadas e texturas variadas. Na maquiagem, cores vibrantes, bem marcadas e nada discretas eram o must-have do momento. O delineador colorido, por exemplo, foi mais um dos legados da década do exagero!
ÍCONES DOS ANOS 80


Entre os ícones da moda dos anos 80 estavam figuras como Madonna, Cindy Lauper e a Princesa Diana, e no Brasil Xuxa, Luiza Brunet e Monique Evans.
PRINCIPAIS ESTILISTAS
Os principais estilistas da época foram Christian Lacroix, Gianni Versace, Jean Paul Gaultier e Karl Lagerfeld.
PODER E SUCESSO
Para finalizar, vale destacar que a década de 80 reflete versatilidade e diversão, mas ao mesmo tempo sensualidade, ousadia e sofisticação. Marcada pela competição entre homens e mulheres pela busca por igualdade no mercado de trabalho, o visual poderoso e exagerado tinha como premissa a representação do sucesso e de carreiras promissoras.
No próximo post sobre a história da moda, faremos um retorno à década de 90.