Crédito das fotos 1970: Pinterest/Getty Images
A década de 70 pode ser facilmente descrita como a mais plural, inventiva e criativa da história da moda. O comportamento dos jovens setentistas transformaram os padrões estéticos da época e democratizaram profundamente a moda. De tão marcante, ainda hoje segue sendo lembrada e celebrada em desfiles e coleções.
Embarque com a gente nessa volta ao passado para rever, em detalhes, as contribuições dos anos 70 para a moda. É a partir de agora. Confira:
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
Informal, alegre e colorida. Foi assim que a moda dos anos 70 se notabilizou na história. Deixando o conservadorismo de décadas anteriores pra lá, surgiu com propostas arrojadas e bem ecléticas.
A começar pelas calças boca de sino de cintura alta. Um visual diferente de tudo o que já havia sido visto, e sucesso absoluto no vestuário de homens e mulheres, instituindo o unissex na moda.

A estética hippie-chic, embalada pelo espírito revolucionário, também foi muito marcante. Com ela, houve uma grande expansão na experimentação de materiais, além da exploração de diversas cores, formas e texturas. As estampas multicoloridas, as franjas, as roupas com inspiração indiana e a entrada do cashmere no vestuário são a maior prova disso.

E o brilho, então? Sim! A década também inaugurou a onda do glitter. Roupas com contornos futuristas, e por vezes andrógenas, sintetizada pela figura do roqueiro David Bowie e seu alter ego Ziggy Stardust, atraíram as atenções.

ESTAMPAS E MAIS ESTAMPAS
Como falar da década de 70, sem mencionar o turbilhão de estampas que invadiram a estética da época? Como não lembrar do floral, e sua vibe paz e amor? É muito a cara dos anos 70!

A efervescência política e cultural estimulou o uso de cores vibrantes e também as formas geométricas no vestuário, na decoração da casa, nos pisos, papéis e cortinas.
Com ar mais romântico, o estilo camponesa, com vestidos super longos e estampados também fez sucesso.
ARTESANAL EM ALTA
Os materiais artesanais ganharam fôlego nos 70 ’s. O crochê, o macramê e os bordados invadiram os visuais.

PRINCIPAIS NOMES DA MODA
Entre os principais nomes da moda no período estão grandes estilistas, como Yves Saint Laurent, Diane von Fürstenberg e Halston. No Brasil, se destacavam Dener Pamplona de Abreu, Clodovil Hernandez e Zuzu Angel, apenas para citar alguns.
De todos eles, quem brilhou de forma exponencial foi o ainda jovem estilista Yves Saint Laurent. Suas coleções provocativas inflaram a emancipação feminina e a liberdade de manifestação, tão presentes nos anos 70.
Em 76, lançou uma de suas coleções mais memoráveis, apresentando roupas camponesas num estilo exótico, com lenços e xales que causaram um grande impacto visual. A coleção recebeu o apelido carinhoso de Russa ou Cossaca.
CABELOS E MAKE
Mullets, franjas e cortes em camadas. Na make, delineados gráficos, cores fortes e chamativas. A extravagância dos anos 70 se fez presente na maquiagem e nos cabelos femininos.
FARRAH FAWCETT: A MUSA DOS ANOS 70

Um dos rostos mais belos da década de 70. Loira, com cabelos ondulados e esvoaçantes, a atriz Farrah Fawcett, da série Panteras, foi o ícone de beleza mais representativo da década de 70.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM TODAS AS DIMENSÕES
Se há um legado que a década de 70 deixou, ele talvez esteja na luta pela liberdade de expressão em todo o mundo e nas mais diversas frentes. O grito pelo fim da censura, pela igualdade entre homens e mulheres, pela liberdade de opção sexual, pelo respeito ao meio ambiente ou, simplesmente, pelo direito de se vestir como cada um quisesse. Por isso, os anos 70 ficaram na história como uma das décadas mais revolucionárias de todos os tempos. E na moda não foi diferente.
No próximo post da série sobre a história da moda, convidamos você a embarcar para uma viagem de volta aos anos 80. Aguarde!