Enquanto muitos empresários fecharam as portas de suas empresas em virtude das dificuldades enfrentadas pela pandemia da Covid-19, outros enxergaram nela a oportunidade de colocar em prática projetos que estavam guardados na gaveta há muitos anos. Este foi o caso da jovem empreendedora Manoela Maia Nahas e de sua mãe, Silvana Maia, que, no final de 2020, resolveram tirar do papel um plano antigo e abrir em Porto Alegre uma franquia da Mixed, marca feminina que trabalha no segmento de luxo e é capitaneada pela empresária Riccy Souza Aranha, que acumula também a função de diretora criativa da grife.
QUANDO TUDO COMEÇOU
“A história com a Mixed é uma paixão antiga, a gente vem conversando desde 2013. Na época começamos um projeto em conjunto com o Roberto Souza Aranha, que é CEO da Mixed no Brasil. Conversamos sobre pontos, estudamos algumas localizações, mas não achamos um formato que funcionasse, que se encaixasse perfeitamente às necessidades, então ficamos de estudar mais, conversar mais a fundo, e o tempo foi passando”, explica Manoela em entrevista realizada para a VLK nas dependências da nova loja.
No final de 2019, após iniciarem a reforma de um imóvel da família para transformá-lo em um ponto comercial, surgiu a ideia de fazerem dali o local do projeto. Este estava há anos na espera do momento oportuno para se materializar.
“Como a gente tinha esse imóvel que é da minha família e estávamos transformando-o em um ponto comercial, pensamos que seria a oportunidade de trazer a Mixed para Porto Alegre. E acredito que o momento casou com tudo, casou com o ponto, que é perfeito para o cliente Mixed, casou com o time da pandemia, porque, como dizem, ‘mar tranquilo nunca fez bom marinheiro’. Então achamos que, embora fosse um momento difícil, era a hora de aproveitar para abrir a loja, porque quando as coisas voltassem ao normal e as lojas reabrissem, o pessoal estaria sedento por novidades. Nós achávamos que Porto Alegre merecia isso, ainda mais depois de tudo o que passamos em 2020”.
— Manoela Maia Nahas
Determinadas e otimistas, mãe e filha partiram para a ação e, em menos de seis meses fizeram a obra e inauguraram a primeira loja Mixed em Porto Alegre.
INAUGURAÇÃO
Para a inauguração, Manoela e Silvana pensavam em realizar um grande evento, porém, em março, quando tudo estava pronto para a inauguração, foi publicado um novo decreto determinando o fechamento do comércio gaúcho. Mas essa medida não desanimou as empresárias que resolveram preparar um presente especial, bem no estilo gaúcho, para enviar às clientes anunciando a chegada da Mixed em Porto Alegre. A ação repercutiu de forma muito positiva entre as gaúchas que vibraram com o presente e com a novidade. No dia 18 de março, quando o comércio reabriu, foi possível abrir também as portas da nova loja e receber as clientes que foram conhecer o espaço e a coleção Refúgio da Paz, inspirada no aconchego da casa, local que foi fundamental durante o isolamento social.
“Abrimos a loja e está sendo um sucesso. Tivemos um retorno muito legal, em termos do desafio que foi a pandemia. O pessoal tem ficado muito feliz de enxergar esse otimismo, de estarem em torno de pessoas que acreditam que tudo isso vai passar, que a vida vai melhorar, que a gente vai viver muitas coisas legais depois disso”, completa Manoela, com otimismo e determinação.
Manoela Maia
Além da loja da Mixed, as empresárias ainda estão à frente de mais duas operações de produtos do segmento de luxo: a Diomi, uma marca Suíça da qual são distribuidoras exclusivas no Brasil, e a Vivoar. Criada pelas empresárias há cinco anos, a Vivoar compõe uma coleção de outerwear jovem, pautada pelo slogan “O seu novo clássico”.