“O que você veste é como você se apresenta ao mundo, principalmente hoje, quando o contato humano passa tão rápido. A moda é uma linguagem instantânea.” – Miuccia Prada
Imagens: Getty Images, Pinterest e Gorunway
A toda-poderosa Miuccia Prada completa 74 anos neste 10 de maio. Com diversas contribuições ao universo da moda ao longo dos anos, a estilista é reconhecida por suas criações irreverentes e nada óbvias.
Herdeira do Grupo Prada e fundadora da marca Miu Miu, é frequentemente listada como uma das mulheres mais influentes do mundo. Com ela, a Prada partiu de uma pitoresca loja de artigos de couro para se transformar na famosa e luxuosa grife que conhecemos hoje.
A seguir, você confere algumas curiosidades sobre a trajetória pessoal e profissional dessa grande personalidade do mundo fashion. Confira:
PODER FEMINO NOS NEGÓCIOS DA FAMÍLIA
A Prada surgiu no ano de 1913 pelas mãos dos irmãos Mario e Martino. À época, mulheres não tinham lugar nos negócios da família. Mas tudo mudou quando Mario Prada decidiu se aposentar, e a única familiar interessada em tocar o empreendimento foi a mãe de Miuccia. Era uma virada de chave importante nos negócios da família. Após 20 anos, Miuccia assumia o grupo, transformando a casa de malas e bolsas em uma reconhecida grife de luxo, além de ampliar a linha de produtos e de marcas que estão sob o guarda-chuva do grupo.
PRADA RENOVADA
Tão logo assumiu o lugar da mãe na direção da marca, Miuccia já impôs seu estilo próprio ao renovar completamente a grife. A loja havia perdido seu prestígio e contava com inúmeros problemas financeiros. Ao assumir o negócio, Miuccia trouxe uma visão mais contemporânea. Com criatividade e ideias renovadas, logo conseguiu resgatar o status da Prada. Um exemplo foi a substituição do couro por lona de nylon em alguns itens no ano de 1979. A matéria-prima era pouco usual para a época. Apesar da desconfiança inicial, logo o material caiu nas graças do público. Em pouco tempo, a mochila e a bolsa em nylon da Prada se transformaram em ícones de estilo e sinônimo de status.
A ESTÉTICA UGLY CHIC
Ninguém lidou tão bem com o contraste entre o belo e o feio quanto Miuccia Prada. Suas criações questionaram a moda como uma estética atraente e desejável, se contrapondo ao conceito de beleza no sentido literal da palavra. Com isso, suas criações ganharam a assinatura “ugly chic”, assumindo o posto de provocadora e bem longe do lugar comum. A nova estética provocou questionamentos e revolucionou a maneira de se vestir.
MIU MIU
A grife foi fundada em 1993, com o foco no público jovem. O objetivo era oferecer peças de luxo mais modernas e descoladas, mas ao mesmo tempo acessíveis. O nome é uma homenagem à própria diretora criativa e fundadora da marca, que no âmbito familiar era chamada carinhosamente de Miu Miu. Logo que foi lançada, a marca já cativou as jovens fashionistas e celebridades como Paris Hilton e Britney Spears e o sucesso foi imediato. Até mesmo a princesa Kate Middleton se rendeu à grife no trailer do programa Royal Carols: Together at Christmas, em que ela apareceu com um suéter vermelho da Miu Miu, nem precisa falar que a peça esgotou nas lojas.
PATRIZIO BERTELLI: SEU GRANDE AMOR
Na vida pessoal, o grande amor de Miuccia se tornou também parceiro de negócios. Patrizio Bertelli, dono de duas empresas que produziam artigos de couro de alta qualidade, conheceu Miuccia no final da década de 70. A parceria profissional logo se transformou em parceria de vida. Mais tarde, ambos se casaram e tiveram filhos. À frente da gerência de negócios, Bertelli contribuiu para expandir rapidamente a grife, que teve um grande potencial de crescimento durante os anos 1990 e 2000.