Imagens: Pinterest/Reprodução
O isolamento social a que estamos sendo submetidos, desde a expansão da epidemia pelo novo coronavírus, pode causar ansiedade e mudanças de humor por conta do confinamento. Sem a sensação de liberdade, é normal ficar mais tensa e apreensiva durante os dias. Uma prática para relaxar a mente escolhida por muitas pessoas, inclusive famosas como Gisele Bündchen, é a meditação. Existem vários subtipos do gênero, a Zazen, Mindfulness, Transcendental e o Yoga são apenas alguns exemplos.
O QUE É
São técnicas para desenvolver habilidades de concentração, foco no momento e tranquilidade. Apesar de parecer complexa, a meditação é acessível a todos. Para iniciar, não requer equipamentos especiais, apenas a disposição da pessoa que pratica. Mas existem opções para quem preferir adicionar almofadas, aromas ou músicas específicas para a técnica.
BENEFÍCIOS PARA O BEM-ESTAR
Considerada uma forma eficaz de alívio do estresse e diminuição dos níveis de ansiedade, a meditação é recomendada por diversos profissionais, até mesmo os da área da saúde mental. Nela, os sentimentos negativos são afastados temporariamente, promovendo melhor qualidade de vida. Portanto, pode auxiliar na diminuição dos sintomas de depressão, melhorar o sono, aumentar a criatividade e a atenção, de acordo com especialistas.
COMO INICIAR NA MEDITAÇÃO
Existem dois tipos mais comuns: a meditação guiada e a prática feita individualmente. Para a primeira, é recomendado um instrutor especializado ou, em tempos de isolamento social, um aplicativo que contemple a função. Porém, a segunda pode ser feita em qualquer comento do dias, basta alguns minutos, não necessitando de grandes alterações na rotina.
O ideal é começar a meditar durante poucos minutos e depois, se desejável, aumentar o tempo dedicado à prática. É importante se posicionar em um ambiente calmo e confortável, em uma posição boa para você. Pode ser qualquer uma. Após, é interessante tentar se concentrar ao máximo na respiração ritmada, mas não se cobre muito: o início é difícil para qualquer um.
O objetivo da meditação não é desligar a mente, mas acalmá-la para desenvolver uma boa relação com os nossos pensamentos. Então, não espere pensar em nada e sim melhorar a dinâmica com você mesmo, focando no presente.
MILDFULNESS
A técnica de mildfulness é considerada laica, ou seja, sem objetivos religiosos, e qualquer indivíduo pode realizar. Por isso, talvez ela seja a primeira recomendada para iniciantes. Ela promove a atenção plena através da respiração e percepção corporal. O importante é tirar um momento para não pensar em julgamentos, avaliações ou análises e apenas vivenciar o momento para relaxar. Por fim, siga as dicas, feche os olhos e partiu começar a praticar!