Certa vez, Yves Saint Laurent disse: “A moda desaparece, já o estilo é eterno”. De fato, ele tinha razão. Muitas das peças criadas por designers de moda lendários resistiram ao tempo e ganharam status de eternas.
Se a moda é efêmera, algumas peças seguem clássicas, atemporais e, por que não, atuais. Basta vesti-las para empoderar o look e criar produções sempre elegantes.
Entre elas está o Manolo Blahnik Stiletto, sapato favorito de Carrie Bradshaw, da série Sex and the City. Quem assistiu à produção deve lembrar que em um dos episódios a personagem implorou a um assaltante para não levar seus manolos. O scarpin manolo azul com fivela em pedrarias é o mais icônico dos modelos usados pela personagem.
A HISTÓRIA DO SAPATO
Entre tantas criações já feitas, nenhum sapato feminino é mais icônico do que o Salto Agulha do estilista espanhol Manolo Blahnik. Com silhuetas arrasadoras e salto super alto, esses modelos fazem sucesso desde a década de 70 e ainda despertam o desejo de mulheres do mundo todo.
O Manolo Blahnik Stiletto surgiu pela primeira vez, nas passarelas do fashion designer Ossie Clark, no ano de 1971. O sapato do estilista espanhol arrebatou o público em uma época em que as botas de plataforma dominavam a moda. Além de muito sensual, o sapato chamou a atenção por trazer fitas, lantejoulas e rendas como enfeite. Desde lá, o icônico sapato se perpetuou na moda. Nos anos 2000, foi repaginado ao ressurgir com um decote mais ousado.
O QUERIDINHO DAS CELEBRIDADES
O mundo das celebridades também se rendeu ao Manolo Blahnik Stiletto. Além de não passar despercebido na série de Sex and The City, Olivia Palermo é a noiva mais famosa a replicar o luxuoso sapato de casamento usado pela personagem Carrie Bradshaw. Para a cerimônia civil de 2014, ela ousou ao usar um manolo no mesmo tom azul usado por Carrie.
Em 2010, em entrevista à Vogue, o estilista espanhol confirmou a atemporalidade de suas criações: “Não sei porque é que os meus sapatos são tão populares – fico sempre surpreendido e perplexo com eles. Talvez seja porque eles não têm um período de tempo definido ou uma aparência envelhecida”, disse à época.
Imagens: Reprodução Instagram e Pinterest/DIvulgação Manolo Blahnik