A entrada prévia de peças com estampa hiper-realista de animais no estilo desenho animado marcou o primeiro desfile de Nicolas Ghesquière em Xangai, na China. A coleção Louis Vuitton Pré-Fall 2024 faz parte de uma colaboração do diretor criativo com a artista chinesa Sun Yitian. A moda e a arte sempre se apoiaram mutuamente para se complementarem, e as roupas desfiladas no Long Museum West Bund mostram uma mudança de direção dentro da casa de moda de luxo, representando um investimento no conceito artsy.
Para o outono, as vestimentas adquirem um teor colecionável, o que não foge muito do proposto pela Louis Vuitton em outras temporadas e parcerias. No entanto, a grande virada de jogo para o estilista é a renovação da assinatura da marca, já evidenciada em seu show deste mesmo ano em Paris. O objetivo? Tornar seu estilo de criar e produzir moda inconfundível.
A Maison Francesa nomeou a coleção de ‘Voyager’ e não decepcionou, visto que a locação do evento é o maior museu privado da República da China. Em notas divulgadas, foi dito: “Uma exuberância de cor e alegria saúda a tremenda vitalidade estilística da juventude da China. Estampas opostas resultam em casamentos felizes. O classicismo se torna tangencial, conferindo aos trajes um charme encantador.”
A arte de Yitian, que estudou pintura na Academia Central de Belas Artes da China, foi reproduzida em mais de 90 looks. Conhecida por suas ilustrações no estilo Pop Art, geralmente baseadas em fotografias encenadas que ela mesma tira, seu trabalho transita entre representação e abstração, o que já lhe rendeu prêmios e indicações, como o Influente 2023: Artistas Jovens Contemporâneos da Forbes China e a Forbes 30 Under 30 Asia em 2019.
Nicolas ainda mistura a estética romântica ao futurismo e resgata a essência da antiga Louis Vuitton com estampas florais, tecidos fluídos, babados, cintos maximalistas, silhuetas tridimensionais e muitas outras formas interessantes, em uma paleta que começa colorida e termina em tons de branco, cinza e preto.
Fotos: Vogue