Após o reino dominante da trend do Quiet Luxury e a estética CleanGirl, a moda retorna a exaltar a exuberância nos looks com o novo Loud Luxury. O estilo, marcado como uma das apostas mais subjetivas do ano, traz em sua essência o estilo maximalista, seja na silhueta ou nas informações e detalhes do visual.
Contemplando uma ode a elegância dos anos 80, o visual abraça looks extravagantes e os exageros da moda e do luxo. Entretanto, não é sobre a logomania ou uma “adoração” cega as grifes, mas sim sobre a qualidade de imagem que elas podem trazer além do comum, e o espirito de desafiar o dresscode rotineiro. O estilo é marcado por estampas chamativas e texturas audaciosas e expressivas, bem como um distanciamento do molde usual de elegância dos últimos anos.
A trend que promete vir com força no outono-inverno brasileiro, envolve casacos de pele e faux-fur, estampas animal print, mixagem de texturas e tecidos e tons neutros como bege, marrom e preto com pontos de cor mais centralizados. Blazer oversized e camisas de babados também são uma aposta forte da estética.
Um descendente (ou talvez uma revisitação) do estilo avant-garde vintage, uma mistura dos anos 70 e 50. Com principal elemento visual da tendência é a imprevisibilidade e a riqueza de forma e formatos das roupas, bem como os materiais. A ideia é criar looks agressivamente ricos em informação, chamativos e extravagantes ao máximo. Assim, remetendo a ideologia do “Overdressed”, a ideia americana de estar vestido bem demais para situações casuais.
Em suas coleções, marcas contemporâneas e modernas como Marni, são as percursoras do novo estilo, que ainda vai em contramão as grandes grifes que ainda focam em designs mais minimalistas para suas criações.
