O Tate Modern, Museu Nacional Britânico de Arte Moderna, o mais visitado do mundo, recebeu uma série de convidados e celebridades, incluindo Dua Lipa, Demi Moore, Paul Mescal, Kate e Lila Moss, para prestigiar a Coleção Resort 2025 da Gucci, proposta por Sabato De Sarno. Para compreender o repertório das roupas e a interpretação do estilista para o “estilo inglês”, é necessário primeiro entender o motivo que levou a marca a escolher a cidade de Londres para apresentar o desfile.
O Jardim da Gucci Floresce pela Perspectiva Pessoal de Sabato De Sarno sobre Londres
Sabato organizou um cenário de jardim dentro da galeria do Tate Modern para exibir o resultado de sua mais recente ideia criativa para o Resort 2025. O designer mais uma vez retorna às origens da casa de Guccio Gucci. O fundador, quando jovem, trabalhou no Hotel Savoy no final do século XIX como carregador de malas, onde, observando os clientes com suas bagagens, se inspirou a fundar a empresa que começou como uma oficina de malas artesanais em 1921.
O diretor criativo atual então decidiu unir sua experiência pessoal com a tolerância e a perspectiva de Londres, bem como a história intrínseca da Gucci. Ele ainda afirma: “Devo muito a esta cidade, ela me acolheu e ouviu.”
Sabato parece sustentar a narrativa de roupas mais acessíveis ao cotidiano para o Resort 2025
O mesmo conteúdo “discreto” já apresentado pela “nova Gucci” se repetiu. O Resort 2025 mostra aquela personalidade de vestimentas bem elaboradas tecnicamente que prometem uma realidade usável, palpável ao “lo stile Inglese”. Entre o line-up, casacos e vestidos de camurça marrom e no Rosso Ancora, vermelho da grife, calças jeans lavadas, mini-saias e shorts, além de blusas com laços flutuantes, enfeitavam os decotes.
Um romantismo ecoando os anos 70, composto por aplicações florais bordadas, rendas e transparência, ecoou uma atmosfera leve e sutil, contrastando com outras peças de teor mais sóbrio. Apesar de tudo, não mudaram o clima jovem e descolado proposto pela coleção.
Cores e Padrões Se Destacaram Mantendo a Suntuosidade
Normalmente, uma inesperada paleta de cores energéticas no meio de uma coleção aparentemente equilibrada causaria uma quebra no padrão de luxo. No entanto, um ponto positivo é que Sabato conseguiu incorporar tons como rosa, amarelo, roxo e azul em harmonia com a elegância sugerida, mantendo uma linha moderna e sofisticada para itens mais urbanos, como conjuntos em popeline e jaquetas bomber de couro oversized.
Os casacos foram protagonistas em versões tanto curtas quanto mais alongadas e receberam o padrão xadrez tradicional. Em outros, ornamentos em pedrarias brilhantes e franjas foram adicionados.
Não podemos dizer que o Resort 2025 da Gucci foi minimalista
Não podemos dizer que o Resort de Sabato é minimalista, mas sim singular dentro do que o diretor criativo vem se propondo a fazer. Entre acessórios, ele incluiu uma diversidade de tamanhos, inclusive o maximalista, e o maximalismo não se limita apenas ao tamanho; ele também se refere à mistura de referências e estampas. Citando as proporções, isso se refletiu especialmente nas modelagens e algumas bolsas.
E, citando tendências, as sapatilhas de balé, segundo a Gucci, ainda continuarão em alta, visto que foram exibidas em diferentes modelos e cores.
E para completar, o Resort 2025 fechou a passarela com vestidos de festa, ora com silhuetas mais ajustadas, ora mais esvoaçantes. O toque final para a nova estação ficou por conta dos longos fluidos, que denotaram muito movimento.
E você é fã do trabalho que Sabato De Sarno vem mostrando dentro da Gucci ou sente falta da era de Alessandro Michele?
Fotos: Vogue