Quando pensamos em elegância e tradicionalismo, vem à mente os membros da família real britânica. No entanto, um nome em particular se destaca: Kate Middleton.
Ela se estabeleceu distintamente como referência de estilo. Mas você já se perguntou como não seguir tendências de estilo se tornou uma tendência?
Não é novidade que a família real utiliza estratégias para aparecer em público e causar o impacto desejado em cada evento. Nesta matéria, desvendamos a estética por trás da forma de se vestir de Middleton e como, ano após ano, ela continua brilhando nos holofotes da moda.
O QUE É O NORMCORE?
O movimento vai em contraposição à explosão de tendências que vivemos nos últimos tempos, caracterizando-se por peças-chave básicas que prezam pelo conforto e simplicidade.
O termo “normcore” veio à tona em 2014 pela agência de publicidade K-hole, baseando-se em um estudo sobre tendências de consumo. Sua ideia era descrever uma geração que se caracterizava por uma falta de estilo, adotando uma aparência “normal” e “sem esforço”.
Com o normcore, veio a premissa da praticidade e versatilidade tão almejadas para o dia a dia. Neste guarda-roupa, algumas peças são essenciais, como camisetas brancas, calças jeans retas e de alfaiataria, tênis simples e jaquetas básicas, que dão vida a looks despojados e modernos.
O ESTILO DE KATE MIDDLETON: DOS ANOS 2000 AOS DIAS ATUAIS
Desde que Kate surgiu no cenário britânico em 2004, o que chamava a atenção era sua “normalidade”, em contraste com a posição do príncipe William, e seu relacionamento com alguém que não fazia parte da elite real.
Os dois, colegas de faculdade em St. Andrew, iniciaram um relacionamento e, automaticamente, todos queriam saber se ela teria o que é necessário para potencialmente se tornar a futura rainha. Primeiramente bombardeada pelos tabloides com opiniões que zombavam de sua origem de classe média, Kate reverteu a situação. Sem se deixar abalar pelos comentários e respondendo à altura com o silêncio, ela deu a volta por cima e o foco da mídia passou a ser outro: seu estilo.
Inicialmente, ela aparecia diante das câmeras com roupas reservadas, como blazers de tweed, suéteres de tricô, jeans bootcut, regatas brancas e cardigãs. As saias longas, que iam até o joelho (um comprimento apropriado), contrastavam com peças que poderiam revelar um pouco mais.
Ao fazermos um retrospecto, podemos observar que Middleton sempre evitou peças chamativas. Mesmo quando se aventurava em fases mais experimentais de estilo, isso também contribuiu em partes para o seu sucesso. A estratégia visava identificação e acessibilidade, pois ela raramente vestia algo que o público britânico não pudesse pagar.
Hoje, considerada uma das mulheres mais elegantes do planeta, Kate Middleton utiliza grifes de alto padrão de forma inteligente, optando por cortes simples que valorizam sua silhueta e adotando um método visual de repetição.
Sentimo-nos mais próximos da Princesa de Gales porque percebemos que, mesmo não podendo adquirir as mesmas marcas, podemos incorporar elementos de seu estilo e encontrar peças similares no mercado.
O estilo atual da Princesa é resultado de uma trajetória que, com orgulho, abraça a normalidade que, à primeira vista, era motivo de zombaria. Essa simplicidade se mescla a produções sóbrias e maduras, repletas de atemporalidade, que deixarão um legado marcante para gerações futuras. Descubra mais sobre os looks de Catherine que ecoarão por décadas:
Fotos: Chris Jackson
Reprodução/Pinterest