Simon Porte Jacquemus está longe de aceitar comparações; suas criações modernas não comprometem o seu conceito, e isso ficou provado em sua nova coleção Primavera 2024 Ready-to-Wear. O designer sabe o que realmente quer e afirmou em uma recente entrevista para a Vogue que “o que eu almejo para minha vida é tornar esta empresa cada vez melhor, não maior”. Suas peças combinam sagacidade, cultura e inteligência; o estilista, que afirma ter a maior casa independente de Paris, exibiu na passarela vestimentas que são reflexo de um normcore burguês sofisticado.
Em uma rápida análise, poderíamos definir as roupas como arquétipos do luxo silencioso, mas o diretor criativo prefere o título de luxo pop e acrescenta: “Por causa do ombro, da forma, da incorreção e também do senso de humor.” Ele pensou em uma coleção comercial discreta que não manchasse sua marca de luxo, e para isso, a escolha do cenário mais culto. O desfile aconteceu na França, e o local foi a Fundação Maeght, em Saint Paul de Vence, um local repleto de esculturas que tem um porquê: o nome da coleção é “Les Sculptures”, e dessa forma há um diálogo entre as criações e as artes.
As celebridades estão na mira de Simon, que deixou evidente sua estratégia de conquistar a América através de seus convidados, como Kylie Jenner, Julia Roberts, Kristin Davis, entre outros. Além disso, ele ressaltou uma similaridade com a moda clássica estadunidense de Calvin Klein, apostando em itens mais despojados e urbanos, que evocam o estilo de vida nova-iorquino. Para completar, a modelo americana Gigi Hadid fez sua entrada na passarela. Emily Ratajkowski também marcou presença, desfilando uma peça em proporção 3D.
Estamos presenciando uma era de designers que criam roupas tanto para o cotidiano quanto para ocasiões mais especiais, como denota-se nas saias lápis combinadas com sweaters, nas grandes proporções e ombros largos, nas silhuetas imponentes e nos looks para o escritório. Há vestidos fluidos, mais ajustados e também estruturados, bem como a clássica alfaiataria com um toque a mais do estilista brilhante. A paleta de cores neutras recebeu a presença do vermelho, uma forte tendência desejada para a estação.
Fotos: Pascal Le Segretain e Vogue