RELEMBRE O LEGADO FASHION DA RAINHA DO POP
Eleita pela revista Forbes e Time uma das 25 mulheres mais poderosas do século, Madonna completou nesta quarta-feira (16), 65 anos de pura autenticidade. Não é possível falar de Madonna sem lembrar de moda. Sua imagem está diretamente ligada a looks que marcaram gerações e inovaram o conceito de expressão artística, além da sua inquestionável força para quebrar estereótipos e abordar discursos em prol dos direitos femininos.
DÉCADA DE 80, ONDE TUDO COMEÇOU
Na era da forte influência de vertentes que surgiram do movimento New Wave e Heavy Metal, Madonna fez um statement, conquistando seu espaço no cenário musical. Em 1983, já influenciava o público com cabelos coloridos, tops de renda, saias sob calças capri, meia arrastão, crucifixos e pulseiras, inspirados no estilo punk. O uso de sutiãs como parte dos looks se tornou assinatura da cantora, ditando sua postura provocadora para os padrões da época.
THE 90’S ERA
Os anos 90 foram marcados pela audaciosa “Blond Ambition World Tour”, a qual teve o intuito de quebrar tabus. Foi nesse espetáculo que Madonna fez sua aparição no famoso figurino de corset com sutiã em forma de cone, criado pelo estilista Jean Paul Gaultier. Nesta década suas performances provocantes eram sua marca registrada. No cinema, participou de filmes com conteúdos que geraram polêmica, também lançou o livro “Sex” com fotos feitas por Steven Meisel, o que gerou um burburinho e afirmações que diziam que ela havia ido longe demais. Em 1990, Madonna se apresentou no Video Music Awards vestida de Maria Antonieta, sendo sem dúvidas um marco fashion na sua carreira. No final dos anos 90, a diva pop foi muito influenciada pela cultura oriental e para o seu clipe de “Nothing Really Matters” utilizou um kimono vermelho, também desenhado por Jean Paul Gaultier.
ANOS 2000
Madonna adotou a vibe esportiva e exibiu sua nova forma musculosa. Ela amadureceu seu estilo e percepção de imagem, ainda assim mantendo sua personalidade ousada. No Grammy de 2015, apostou em uma produção burlesca assinada pela Givenchy, com chapéu, detalhes em franja e pedrarias. Já os anos 2000 marcaram o engajamento da diva pop nas causas sociais. Como exemplo disso, temos a sua aparição no evento de gala do Metropolitan, em 2016, onde usou uma roupa criada com exclusividade, também da marca Givenchy, com bumbum e seios à mostra. O look fazia uma declaração política contrária a ideia de que mulheres deixam de ser sexy após uma certa idade. No Billboard Music Awards, ainda em 2016, ela homenageou Prince usando um terno Gucci que remetia aos figurinos icônicos do cantor.
ANOS 2020
Ela continua sendo reconhecida por suas roupas ecléticas e parcerias com artistas emergentes do mundo pop. No VMA de 2021, ao tirar seu sobretudo ela revelou uma jaqueta, sutiã e espartilho em latex da marca Atsuko Kudo e um avental frontal de couro Moschino. Em 2022 Madonna investiu nas sobreposições, corset em cima de uma t-shirt, pulseiras, luvas de renda e saia azul vibrante, o que remeteu muito ao início de sua carreira. No Grammy de 2023 ela afirma “Se disserem que você é extravagante, está fazendo algo certo”.
Madonna foi e continua indo além. Ao longo dos anos se solidificou também como produtora, empresária, dançarina, atriz e diretora, lançando tendências que, anos depois, ainda permanecem em alta. Feliz aniversário para nossa eterna “Material Girl”.