Os indicados ao Oscar 2020 foram anunciados e, entre as categorias determinadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, está a de Melhor Figurino. Neste ano, a disputa pela melhor vestimenta está acirrada, com filmes ambientados em diferentes épocas e estilos. A crítica especializada ainda está fazendo suas apostas sobre quem levará a estatueta para casa. Conheça alguns detalhes das produções que estão na lista de premiações como as mais fashion da temporada.
ADORÁVEIS MULHERES
A figurinista de Adoráveis Mulheres é a experiente Jacqueline Durran, que já venceu na categoria uma vez e foi indicada outras cinco vezes. Sua especialidade é roupa de época, tendo vários longa-metragens desse estilo no currículo, nesta vez ela pesquisou o anos 1860. É conhecido que o Oscar tem preferência por filmes do gênero nesta categoria, mas a vestimenta não é tão inovadora. O filme retrata a vida de quatro irmãs muito diferentes e as vestimentas de cada uma expressam isso através de diferentes paletas de cores.
CORINGA
O figurino do filme traz o famoso vilão dos quadrinhos, o Coringa, para a vida real. Embora original, a semelhança entre as vestimentas do personagem, tanto na tela quanto no papel, é impressionante. Mas a diferença está na composição: este Coringa é urbano, sombrio e pobre, muitas roupas parecem simples e de segunda mão. Além disso, as cores vibrantes do visual Joker contrastam com as roupas cinzentas e tristes de Arthur Fleck. Mas Mark Bridges é um dos figurinistas estreantes no Oscar.
ERA UMA VEZ EM… HOLLYWOOD
A equipe conseguiu remontar os saudosos anos de ouro de Hollywood de forma detalhista. Especificamente 1969, período de transformação da cultura americana. Então, o trabalho de pesquisa foi grande, entre as referências estão revistas, filmes e músicas da época que levaram a elaboração de dois álbuns de referências. O acerto nas cores e nos modelos de roupa se destacam. Leonardo Di Caprio e Brad Pitt diferem nos tons: terrosos para o personagem do primeiro e joviais e divertidos para o segundo. Já Margot Robbie ficou igual a Sharon Stone, personagem que interpreta na trama. Porém, a figurinista Arianne Phillips carrega duas indicações à premiação há muito tempo.
JOJO RABBIT
O filme retrata a época da Segunda Guerra Mundial, portanto a vestimenta é especialmente selecionada para que o público faça uma imersão nesse período de tempo. Entretanto, as cores são o que mais chamam a atenção. Principalmente nas roupas de Rosie Betzler (Scarlett Johansson), que trazem um tom elegante e alegre, com muitos elementos de moda. O figurinista Mayes C. Rubeo possui trabalhos interessantes na área, como por exemplo Avatar. Mas a profissional nunca recebeu uma indicação da Academia e tem mais experiência com mundos fantásticos e irreais.
O IRLANDÊS
Os filmes de Martin Scorsese são conhecidos por ambientar muito bem o público na história contata. Até mesmo em relação aos figurinos! A prova disso é o vencedor da categoria na edição de 2005, O Aviador. Inclusive, a figurinista Sandy Powell, indicada pelo longa-metragem deste ano, foi quem levou a estatueta para casa. Ela possui vasta experiência, com 14 indicações e três vitórias no currículo. Enquanto seu parceiro de indicação, Christopher Peterson, é um novato no Oscar. Peças de cinco décadas diferentes foram utilizadas para caracterizarem as voltas temporais do enredo. Aliás, ele é um dos responsáveis pelo filme Taxi Driver (1976), longa-metragem que inspirou a estética do aclamado Coringa.
Os filmes indicados para o Oscar em 2020 realmente possuem estilos bem diferentes. Entretanto, nos últimos 20 anos, a premiação teve preferência por produções de época, escolhendo 18 como vencedoras. Apenas Mad Max: Estrada da Fúria e Pantera Negra não se encaixam neste conceito. Porém, você já pensou em como a premiação seleciona nomeados e vencedores?
ELABORAÇÃO DA LISTA
A Academia tem um número grande de membros: mais ou menos seis mil. Cada um deles deve enviar uma lista com suas indicações, esta precisa ter um número exato que na maioria das vezes é cinco. Os votantes precisam ter trabalhado com o na área em que estão opinando, mas todos podem votar para Melhor Filme. Inclusive, esta é a única da lista que pode ter 10 filmes selecionados.
VENCEDORES
Após a nomeação, os membros têm apenas duas semanas para escolher o vencedor em cada categoria. Para determinar os premiados, uma nova votação é feita e os filmes que mais aparecerem no topo das listas serão os afortunados pela Academia.