O Farol Santander recebe, entre os dias 10 de abril e 23 de junho, a exposição “Artefatos do Sul: Legados da Imigração Alemã e Italiana”. A programação na capital gaúcha faz parte da celebração de 150 anos da imigração italiana no Brasil e dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
São 950 obras em diferentes tipologias, materiais e técnicas, produzidas desde a segunda metade do século 19 até as primeiras décadas do século 20.
Com curadoria da historiadora de design Adélia Borges, as obras foram selecionadas a partir de vasto acervo de cerca de 6.500 itens da coleção Azevedo Moura. Elas foram reunidas ao longo de cinco décadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A exposição expressa a riqueza e a pluralidade cultural trazida e desenvolvida pelos imigrantes italianos e alemães. A proposta foi contemplar tanto objetos autênticos, lembranças e técnicas trazidos de seus locais de origem quanto sua recriação em terras brasileiras, utilizando as condições e materiais disponíveis na época.
A seleção de objetos proporciona um panorama abrangente do cotidiano, desde móveis e ferramentas de trabalho até utensílios domésticos, fotos antigas e cartões postais.
A exposição é patrocinada pelo Santander Brasil e Zurich Santander, com apoio da Sherwin Williams e da Panvel. A organização e produção do projeto são da Expomus, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.