Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel desde 1983, morreu na amanhã desta terça-feira,19, aos 85 anos. Segundo a revista Purepeople, o estilista havia sido internado de emergência na segunda-feira à tarde em um hospital de Paris.
No último desfile da marca, ocorrido em 22 de janeiro, o estilista já não subiu à passarela no final de um desfile da marca, como de costume. Especula-se que tenha sido por problemas de saúde.
O icônico Karl Lagerfeld era um estilista à frente de seu tempo que fez história através de sua genialidade. Sua personalidade impar, marcada pelo uso de luvas brancas e óculos pretos que contratavam com seus cabelos brancos, eram incomparáveis.
Em pronunciamento oficial divulgado em suas redes sociais a Chanel lamentou a morte de seu diretor criativo.
“Graças a seu gênio criativo, generosidade e excepcional intuição, Karl Lagerfeld estava à frente de seu tempo, o que contribuiu amplamente para o sucesso da Casa da CHANEL em todo o mundo. Hoje, não apenas perdi um amigo, como perdi uma mente criativa extraordinária a quem dei carta branca no início dos anos 80 para reinventar a marca. ”
Bruno Pavlovsky, presidente de moda da CHANEL
“Uma mente criativa e prolífica com imaginação infinita, Karl Lagerfeld explorou muitos horizontes artísticos, incluindo fotografia e curtas-metragens. A Casa de CHANEL se beneficiou de seu talento para todas as campanhas de branding relacionadas à Moda desde 1987. Finalmente, não se pode referir a Karl Lagerfeld sem mencionar seu senso inato de réplica e auto-zombaria.” Alain Wertheimer, CEO da CHANEL
“ Desfile de moda depois desfile de moda, coleção após coleção, Karl Lagerfeld deixou sua marca na lenda de Gabrielle Chanel e na história da Casa de CHANEL. Ele promoveu firmemente o talento e a experiência dos ateliers da CHANEL e da Métiers d’Art, permitindo que esse know-how excepcional brilhasse em todo o mundo. A maior homenagem que podemos fazer hoje é continuar seguindo o caminho que ele traçou – para citar Karl – ‘continuando a abraçar o presente e inventar o futuro’. ”
Virginie Viard, diretora do CHANEL Fashion Creation Studio e colaboradora mais próxima de Karl Lagerfeld há mais de 30 anos.