Imagens: Reprodução/Internet
O aumento do número de casos de coronavírus no Brasil causa preocupação das autoridades e da população. Instituições de ensino nos 16 estados afetados pela doença respiratória suspenderam as aulas presenciais. O Ministério da Saúde atualizou o número de infectados para 234 oficialmente no momento e confirmou a primeira morte em decorrência do vírus em São Paulo nesta terça-feira, 17 de março. Para diminuir as chances de contágio, diversas empresas também estão possibilitando que os trabalhadores façam home office. Mas essa nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem não está acostumado a trabalhar em casa. Por isso, selecionamos algumas dicas para facilitar o período de auto quarentena e reforçar a importância de não sair além do necessário e garantir a prevenção do COVID-19:
ESTABELEÇA UMA ROTINA
Faça uma rotina adequada com a vida doméstica e estabeleça limites de horários. Agendas e planners são ótimos para auxiliar na organização de tarefas. Além disso, é legal continuar se arrumando para evitar a preguiça.
MONTE UM ESPAÇO PARA TRABALHAR
Nada de ficar só na cama, viu? Se for possível, adeque um cantinho na sua casa para ser seu local de trabalho provisório. Pode ser em qualquer lugar, desde que passe a ideia de mais profissionalismo e ajuda na concentração.
HORÁRIO X PRODUTIVIDADE
Relacione seu horário de trabalho com o pico de produtividade, isso requer autoconhecimento e flexibilidade.
SELECIONE APARELHOS ELETRÔNICOS COMPATÍVEIS
Notebook, computadores e celulares são bem-vindos para manter o ritmo. Mas fique longe das distrações!
ESTABELEÇA UM MEIO DE COMUNICAÇÃO
Combine com a sua equipe um meio de comunicação para manter o contato, assim todos podem ser atualizados dos progressos do dia e realizar as tarefas corretamente. Pode ser pelo WhatsApp, Skype, e-mail etc.
CONTINUE A PREVENÇÃO
Apesar do home office, as orientações são para não sair de casa além do necessário, evitar eventos sociais e não compartilhar objetos pessoais. Também é importante continuar mantendo a higiene recomendada pela Organização Mundial da Saúde: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, utilizar álcool gel 70% e manter os ambientes limpos e ventilados. De acordo com o Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o isolamento e a quarentena são medidas de saúde pública para o enfrentamento do coronavírus no país.